Reafirmando seu compromisso com a educação, o governo Lula concedeu um terreno de 52.259,91 m², através do programa Imóvel da Gente, para a instalação do Campus Maringá do Instituto Federal do Paraná (IFPR). A unidade educacional terá capacidade de atender simultaneamente cerca de 3.200 estudantes em cursos técnicos nas formas concomitante, subsequente e integrada ao ensino médio, além de ofertar oportunidades de graduação e pós-graduação.
O Imóvel da Gente, iniciativa liderada pela Secretaria do Patrimônio da União (SPU), do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), direciona imóveis sem uso ou ociosos para políticas públicas como educação, habitação, saúde, assistência social, cultura, esporte, e contribui para o cumprimento da função socioambiental dos imóveis públicos, em benefício da população. A instalação do novo campus faz parte da iniciativa de expansão com a criação de mais 100 campi de Institutos Federais no país até 2026, meta integrante do Novo PAC, desenvolvida pelo Ministério da Educação (MEC).
A oferta de cursos levará em conta a análise socioeconômica e culturais de Maringá e da região do entorno. A perspectiva é que sejam instalados cursos técnicos e superiores nos seguintes eixos tecnológicos: Controle e Processos Industriais; Informação e Comunicação; Produção Alimentícia; e Produção Industrial. A estimativa é que o Campus Maringá conte com uma equipe de servidores composta por 150 docentes e 100 técnicos administrativos.
“A iniciativa é mais uma demonstração do compromisso do governo Lula em garantir uma educação pública de qualidade com infraestrutura que assegure a formação de profissionais capacitados, e oportunidades que assegurem o sucesso acadêmico dos jovens paranaenses”, destacou a deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-PR).
Para a primeira fase de instalação da unidade, estão previstos recursos já disponibilizados no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Esse montante será destinada à construção de um bloco didático/administrativo, laboratórios, refeitório e obras necessárias, bem como mobiliário e equipamentos.
O total de investimentos do governo federal para os Institutos Federais do Paraná será de R$ 159 milhões para ampliação e modernização de estruturas administrativas e acadêmicas em outras unidades; implantação de novos laboratórios e obras de infraestrutura e urbanização. Esses recursos incluem a construção de cinco novos campi nos municípios de Araucária, Cambé, Cianorte, Maringá e Toledo, com um investimento de R$ 25 milhões em cada unidade.
da assessoria