Segunda-feira, 24 de Junho de 2024

Governo lança programa Caravana Paraná Unido Pelas Mulheres, na próxima semana

2023-05-27 às 13:12
Foto: Arnaldo Alves / AEN.

Na próxima segunda-feira, 29 de maio, o Governo do Estado apresentará um novo programa com foco no fortalecimento das ações para o protagonismo e empoderamento feminino, a “Caravana Paraná Unido Pelas Mulheres”. O evento, com a presença do governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior, ocorrerá no no Salão de Atos do Palácio do Iguaçu, das 9h às 16h, em Curitiba, com a mesa de autoridades prevista para as 10h.

A Caravana Paraná Unido Pelas Mulheres é um projeto da Secretaria da Mulher e Igualdade Racial (SEMI), em parceria com a Associação dos Municípios do Paraná, que vai percorrer todas as regiões do Estado com o objetivo de conscientizar prefeitos e gestores municipais para a criação de organismos municipais de atenção às políticas públicas para as mulheres.

No total, serão dez eventos em parceria com as associações de município de cada regional. O primeiro evento, em Curitiba, contará com a presença de representantes dos municípios das três associações municipais da região Leste.

De acordo com a secretária estadual da Mulher e Igualdade Racial, Leandre Dal Ponte, o programa representa um esforço coordenado para fortalecer a rede de proteção de mulheres e, simultaneamente, contribuir para o avanço dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

“Através dessa iniciativa, o Governo do Estado pretende impulsionar ações que reforcem o protagonismo e empoderamento feminino nos territórios, alinhando-se aos compromissos internacionais de igualdade entre homens e mulheres”, destacou Leandre.

De acordo com a secretária, a Caravana Paraná Unido Pelas Mulheres surge como uma grande oportunidade para aprimorar a coordenação entre os diferentes níveis de governo e os setores da sociedade civil, no intuito de alcançar a igualdade, empoderar todas as mulheres e meninas e assegurar a elas os direitos que lhes são garantidos.

Atualmente, 13 municípios paranaenses possuem uma Secretaria da Mulher Instalada. E outros quatro municípios possuem um organismo dedicado a estas políticas públicas, como departamento, coordenadoria ou divisão por exemplo. No total, 149 municípios possuem um Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e 64 municípios possuem um Fundo Municipal dos Direitos da Mulher.

“Com a Caravana, pretendemos desburocratizar o acesso a recursos, aproximando e compartilhando com os municípios as políticas públicas de protagonismo e empoderamento feminino, e de combate à violência contra as mulheres no Estado do Paraná”, reforçou Leandre.

Segundo ela, o objetivo, ao final da primeira rodada de eventos da Caravana Paraná Unido Pelas Mulheres é que mais municípios do Estado possuam um organismo de políticas para as mulheres.

O presidente da Associação, Edimar Santos, elogia a iniciativa do governador Carlos Massa Ratinho Junior de criar uma secretaria específica para essa área e se compromete com uma parceria interfederativa e intersetorial para uma sociedade mais justa e igualitária entre homens e mulheres.

“As presenças das gestoras e gestores municipais nesse importante evento comprovam seu compromisso com a defesa dos direitos das mulheres, dando início a caravanas que faremos em todo o Estado com esse objetivo. Parabéns à secretária Leandre e sua equipe por essa brilhante iniciativa”, disse.

Programação

Durante a manhã, autoridades discutirão o papel da SEMI no contexto do programa. O objetivo é fornecer uma visão contributiva para gestores municipais, Organismos Municipais da Política para Mulheres, Conselhos Municipais dos Direitos da Mulher, entre outros. Já na parte da tarde, o evento ganha um tom mais técnico, com ênfase no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 5 da ONU: Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas. Serão apresentados modelos de governança de política para mulheres, além de orientações para a criação de órgãos gestores de políticas para mulheres, a instauração do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e a formalização do Fundo Municipal da Mulher.

da assessoria