O Tribunal do Júri de Curitiba condenou um réu denunciado pelo Ministério Público do Paraná (MPPR) pelo assassinato de uma mulher trans. O crime aconteceu no Centro da capital, na noite de 14 de novembro de 2023.
O promotor de justiça André Tiago Pasternak Glitz, trouxe detalhes do julgamento que ocorreu na última segunda-feira (9), na 1ª Vara Privativa do Tribunal do Júri de Curitiba. “Em julgamento realizado ficou definida a pena de 21 anos de reclusão incialmente, em regime fechado, pela prática do crime de homicídio qualificado em razão da motivação transfóbica contra essa mulher transexual”, detalhou o promotor.
O Conselho de Sentença acolheu duas das qualificadoras apontadas pelo MPPR: o motivo torpe (transfobia) e o uso de recurso que dificultou a defesa da vítima. Entretanto, apesar do reconhecimento da transfobia, não aceitou a qualificadora de feminicídio indicada na acusação. O réu estava preso preventivamente e permanece detido para início imediato de cumprimento da pena, sem a possibilidade de recorrer em liberdade.
O crime
Conforme a denúncia, o réu, que trabalhava como motorista por aplicativo, teria contratado um programa sexual com a vítima e depois se recusado a pagar o valor cobrado. A mulher foi esfaqueada no pescoço pelo homicida, dentro do carro dele.
As informações são do Ministério Público do Paraná.