Na terça-feira (24), véspera de Natal, o Corpo de Bombeiros foi acionado para realizar o resgate de um homem de 24 anos no Pico Paraná. O local é o ponto mais alto da Região Sul do Brasil.
Segundo informações da corporação, o homem estava acompanhado de um amigo durante a trilha até o topo da montanha. Ao chegar ao cume, ele sofreu uma crise relacionada a problemas na coluna vertebral, o que o impediu de descer a trilha a pé. A vítima relatou não ter condições físicas de continuar o trajeto.
A dupla não possui experiência em atividades de montanhismo e estava com alimentação limitada e celulares com pouca carga, dificultando a comunicação. Diante disso, foram enviadas equipes do Grupo de Operações de Socorro Tático (Gost) para realizar o resgate, com a possibilidade de um pernoite no local, caso as condições climáticas impedissem o acesso imediato.
Após os primeiros atendimentos, os bombeiros orientaram o homem a descer até um ponto mais acessível para a chegada do helicóptero de resgate. No entanto, devido às dores, ele não conseguiu se deslocar. Em razão disso, dois bombeiros retornaram com o amigo da vítima à base da montanha, enquanto outros dois permaneceram no local durante a noite de Natal para prestar apoio.
Na manhã de quarta-feira (25), um helicóptero de resgate conseguiu acessar a área e transportou o homem até um local seguro.
Informações: g1