O Hospital da Criança de Maringá completou um ano de funcionamento com mais de 40 mil procedimentos realizados, entre consultas, exames e cirurgias. A deputada estadual Maria Victoria (PP), que iniciou em 2017 o trabalho de viabilização da unidade, comemorou o resultado.
“São exames, consultas e cirurgias que transformaram a vida de crianças e famílias de Maringá e da região. O Hospital da Criança de Maringá trouxe esperança e cuidado para quem mais precisa, como nós havíamos sonhado em 2017”, afirmou a deputada.
A solenidade de comemoração ao primeiro ano de operação do Hospital ocorreu na manhã de segunda-feira (15) com representantes da Prefeitura de Maringá e da Liga Álvaro Bahia Contra a Mortalidade Infantil, responsável pela gestão da unidade.
Há cerca de oito anos, Maria Victoria iniciou o trabalho de viabilização de um hospital pediátrico especializado para atender crianças da região Noroeste do Paraná. A unidade foi erguida por meio de uma parceria entre o Ministério da Saúde, Governo do Estado, Organização Mundial da Família e Prefeitura de Maringá.
“O Hospital garante cuidado especializado e de qualidade mais próximo das famílias da região. Uma unidade referência em saúde pediátrica e infanto-juvenil para mais de 4 milhões de pessoas”, acrescentou Maria Victoria.
Oncologia
Em um ano, a unidade registrou 12,3 mil consultas ambulatoriais, 8 mil exames de imagem, 11 mil exames laboratoriais, 1,8 mil cirurgias e 3 mil internações.
O balanço também aponta avanços importantes, como o início dos atendimentos na UTI Pediátrica, no ambulatório de genética e doenças raras e no serviço de oncologia pediátrica, este último previsto apenas para 2027 e já em operação.
“Estamos celebrando a possibilidade de um diagnóstico mais rápido, a esperança de milhares de famílias de terem a saúde dos filhos restabelecida”, destacou a vice-prefeita Sandra Jacovós.
O secretário de Saúde de Maringá, Antônio Carlos Nardi, ressaltou a importância do hospital como símbolo de transformação na saúde pediátrica da cidade.
“O percentual de funcionamento já supera o que estava previsto inicialmente, considerando que o atendimento oncológico pediátrico, que estava previsto apenas para 2027. O Hospital da Criança de Maringá alcançou 33% de funcionamento em um ano, superando em 23% a meta prevista no projeto inicial.”
Para o superintendente da Liga Álvaro Bahia, Carlos Emanuel Melo, a sensação é de dever cumprido, mas com foco em um novo ano de ampliação da oferta de serviços.
“Para o próximo ano, estaremos focados em crescer, consolidar a oncologia e as cirurgias que vêm sendo feitas, aumentando a complexidade. Além disso, é bem provável que sejam abertos novos leitos de UTI.”
da Alep