As inscrições para a edição 2025 do Selo Clima Paraná terminam nesta terça-feira (12). A premiação reconhece empresas, órgãos públicos e cidades que atuam alinhadas com a sustentabilidade e ações climáticas. Os formulários de inscrição estão disponíveis na página do Selo Clima. A cerimônia de premiação será em dezembro.
Lançado em 2015, o Selo Clima Paraná integra o Registro Público Estadual de Emissões de Gases de Efeito Estufa previsto na Política Estadual de Mudanças Climáticas (Lei 17.133/2012). A metodologia se fundamenta nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e em compromissos internacionais, como as campanhas Race to Zero e Race to Resilience.
A certificação é aberta a três categorias de participantes: organizações privadas, órgãos públicos e municípios – esses últimos participam por meio da modalidade Selo Clima Paraná – Cidades. Cada participante passa por um processo de avaliação técnica, com foco em resultados alcançados ao longo dos 12 meses anteriores à inscrição.
Para as categorias organizações privadas e órgãos públicos, a pontuação final obtida define a categoria da organização dentro do selo: Categoria A, para aqueles que atingem 11 pontos ou mais; Categoria B, entre 7 e 10,99 pontos; Categoria C, de 3 a 6,99; e Categoria D, entre 1,60 e 2,99 pontos — sendo este o mínimo necessário para obter a certificação.
O reconhecimento tem validade de 12 meses. Na edição de 2024, mais de 185 participantes foram certificados; desde 2015, 495 organizações já foram condecoradas.
Além da participação dos municípios, o Selo Clima Paraná também é uma oportunidade para que órgãos públicos, como secretarias de estado, apresentem seus projetos e tenham o trabalho reconhecido.
Dúvidas
A participação é voluntária e gratuita, e a cerimônia de premiação está prevista para dezembro. Em caso de dúvidas, os interessados podem contatar a Sedest pelos telefones (41) 2117-1423 e (41) 2117-1429.
da AEN