A Comissão Central do Vestibular (CVU) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) publicou o edital com procedimentos relativos ao Concurso Vestibular de Inverno 2025. O documento, disponível no site da CVU, contempla todas as informações necessárias aos candidatos e as principais datas relativas ao primeiro concurso para ingresso no ano letivo de 2026.
Para se inscrever, basta acessar o site ou o aplicativo, entre 15 de maio e 4 de junho, selecionar o concurso e preencher o formulário de inscrição. O prazo para o pagamento da taxa de inscrição – por meio de código PIX – vai até 6 de junho. O período para solicitação de isenção da taxa será de 15 a 22 de maio.- acesse AQUI.
Para ser isento do pagamento, o candidato deve estar regularmente registrado no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e ter renda familiar mensal de até meio salário mínimo por pessoa. A divulgação do edital com a relação de inscrições homologadas e não homologadas ocorre em 13 de junho.
O vestibular oferece 936 vagas em mais de 70 cursos de graduação presenciais e gratuitos da UEM, distribuídos entre o câmpus sede, em Maringá, e outros cinco câmpus regionais da instituição – Cianorte, Cidade Gaúcha, Goioerê, Ivaiporã e Umuarama. O ingresso dos aprovados está previsto para março do ano que vem.
Uma novidade deste ano é a mudança de nome do curso de Informática, que passa a se chamar Engenharia de Software. A graduação, com o mínimo de 5 e o máximo de 9 anos de duração, é ofertada no câmpus de Maringá, no turno da noite. No Vestibular de Inverno, são ofertadas 11 vagas para o curso, sendo 8 para ampla concorrência e 3 para cotas.
Outra novidade é a oferta de vagas para novos cursos de graduação da UEM – Engenharia Têxtil e Serviço Social, no câmpus de Maringá; e Arquitetura e Urbanismo, Engenharia de Computação e Tecnologia em Gastronomia, no Câmpus Regional de Umuarama (CAU).
DETALHES
O Vestibular de Inverno 2025 oferta 936 vagas de graduação, divididas entre 594 para ampla concorrência e 342 para políticas afirmativas de cotas. A prova está marcada para 13 de julho de 2025, com aplicações nas cidades de Apucarana, Campo Mourão, Cascavel, Cianorte, Curitiba, Goioerê, Ivaiporã, Maringá, Paranavaí, Ponta Grossa e Umuarama.
Para o vestibular, seguem válidas as mudanças promovidas pela CVU em 2023. A principal delas foi a eliminação da prova de conhecimentos específicos, para que cada candidato possa se inscrever em até três opções de cursos diferentes – os cursos escolhidos não precisam ser de uma mesma área.
Desde os últimos processos seletivos, a novidade tem impactado positivamente no aproveitamento das vagas oferecidas – no Vestibular de Inverno 2024, por exemplo, 99,36% das vagas tiveram candidatos aprovados.
Outras alterações dizem respeito à pontuação da prova. A redação passou a valer 120 pontos, e alguns itens que zeravam a redação foram retirados. Além disso, o candidato que não pontuar nas questões objetivas, ainda assim, terá seu texto avaliado. A desclassificação automática só ocorrerá em caso de falta ou nota zero na redação.
Mais informações sobre o processo seletivo estão disponíveis no site do Vestibular de Inverno, no App Vestibular UEM e no perfil do Instagram @oficialuem. Em caso de dúvidas, é possível entrar em contato com a CVU pelo telefone e WhatsApp (44) 3011-5705 ou pelos endereços de e-mail [email protected] e [email protected].
As informações são da Agência Estadual de Notícias.