Sábado, 11 de Janeiro de 2025

Itaipu anuncia entrega de 170 caminhões na ExpoCatadores 2024, em São Paulo

2024-12-19 às 16:20
Fotos: Anderson Cardoso Querino

O diretor-geral brasileiro da Itaipu, Enio Verri, anunciou na quarta-feira (18), durante a ExpoCatadores 2024, em São Paulo (SP), a entrega de 170 caminhões para a coleta seletiva de resíduos sólidos recicláveis a associações de catadores até 2026. O investimento ultrapassa R$ 270 milhões e faz parte do programa Coleta Mais. O primeiro veículo foi entregue para o prefeito de Paraíso do Norte (PR), Beto Vizzotto, e o restante será a partir de janeiro de 2025.

Verri ressaltou que a iniciativa de apoiar a reciclagem e os catadores é uma diretriz do presidente Luiz Inácio Lula da Silva desde o seu primeiro mandato, em 2003. “A Itaipu tem mais de 20 anos de experiência trabalhando com os catadores e catadoras, auxiliando na construção das unidades de valorização de resíduos e desenvolvendo uma assessoria para cooperativas e associações e acompanhando cada uma dessas unidades”, explicou.

Os municípios que serão contemplados com o caminhão baú estão dentro da área de atuação prioritária da Itaipu, formada por todos os municípios do Paraná e parte do Mato Grosso do Sul. Verri aponta a importância dos catadores ao evitar com seu trabalho que os resíduos cheguem ao reservatório. “Um trabalho com catadoras e catadores é fundamental para a vida de Itaipu. Ninguém faz um trabalho ambiental melhor do que eles. Por isso, a Itaipu incentiva sua organização e financia esses projetos. Assim, melhoramos a qualidade de vida dessa população, que continua contribuindo para a qualidade da água, beneficiando todo o planeta”, afirmou.

Para o prefeito de Paraíso do Norte (PR), Beto Vizzotto, o caminhão doado pela Itaipu irá melhorar o trabalho dos catadores do município. “A coleta seletiva atual recolhe uma parcela muito pequena dos reciclados na cidade. Com investimentos e assistência técnica da Itaipu para organizar melhor as cooperativas e associações, o volume de reciclados coletados aumentará, elevando a renda dos trabalhadores”, explicou Vizzotto.

Sessenta catadores do Paraná, com o apoio da Itaipu, participaram do evento, junto com membros da equipe técnica da Binacional, do Itaipu Parquetec e do Consórcio Intermunicipal de Saneamento do Paraná (Cispar). “A reciclagem mudou minha vida, porque tudo o que tenho consegui através dela. Os convênios da Itaipu com a prefeitura foram maravilhosos para nós”, comemorou o catador de Santa Helena (PR) Valdevino Lazarotto.

Para a catadora Carina Silva, de Foz do Iguaçu (PR), a chegada do caminhão para a associação irá acarretar aumento de renda, trabalho e dignidade. Carina foi enfermeira antes de se apaixonar pela reciclagem e, segundo ela, “não há como falar em reciclagem sem mencionar a saúde pública, o bem-estar e todos os aspectos relacionados”.

O programa Coleta Mais compõe o Programa Gestão de Resíduos da Itaipu e integra as ações do Programa Mais que Energia, maior iniciativa de apoio a projetos sociais, ambientais e de infraestrutura da história da empresa. A ação está alinhada com a missão, visão e objetivos estratégicos da Binacional, especialmente os objetivos estratégicos 3, 6 e 7, que tratam do desenvolvimento territorial sustentável e da segurança hídrica, e conectados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.

Selo Amigo Catador

Na manhã de quinta-feira (19), a Itaipu Binacional foi homenageada com o Selo Amigo Catador, concedido pelo Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR). A entrega do selo é um reconhecimento à importante contribuição da empresa para o fortalecimento das iniciativas de apoio às associações e cooperativas de catadores, uma ação essencial para a construção de uma reciclagem sustentável e inclusiva no País.

A ExpoCatadores vai até sexta-feira (20).

Networking entre catadores

A ExpoCatadores 2024 é uma iniciativa da Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (ANCAT), do Movimento Nacional dos Catadores (MNCR) e da Unicatadores. O tema da 11ª edição do evento, referência na América Latina, tem como tema “Reciclagem Popular: Inovação Sustentável na Era da Revolução Tecnológica e da Crise Climática”.

Reconhecido como o maior ponto de networking entre catadores, setor privado e setor público, a ExpoCatadores é mais do que um encontro anual: é um espaço para experiências de negócios e inovação no fortalecimento da Reciclagem Popular. Durante três dias (de 18 a 20 de dezembro), o evento promoverá palestras, painéis de debate e apresentações sobre as novas tecnologias que estão transformando o setor de reciclagem no Brasil e no mundo, além de fomentar parcerias e negócios entre empresas, cooperativas de catadores e catadores autônomos.

da Itaipu Binacional