Quarta-feira, 27 de Agosto de 2025

Itaipu Binacional recebe 2º Fórum Regional sobre Proteção Integrada de Fronteiras no arco Sul-Sudeste

2025-08-26 às 14:30
Foto: Rubens Fraulini/Itaipu Binacional

A Itaipu Binacional receberá nesta quarta (27) e quinta-feira (28) o 2º Fórum Regional sobre Proteção Integrada de Fronteiras no arco Sul-Sudeste. O evento é promovido pelo Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI/PR) e vai discutir ilícitos na região da Tríplice Fronteira entre Argentina, Brasil e Paraguai, principalmente o tráfico de drogas.

Estão confirmadas as presenças dos ministros José Múcio Monteiro Filho (Defesa) e Marcos Antonio Amaro dos Santos (Gabinete de Segurança Institucional), do presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aluizio Mercadante, do diretor-geral brasileiro da Itaipu, Enio Verri, do diretor superintendente do Itaipu Parquetec, Irineu Colombo, representantes de forças de segurança e autoridades locais e estaduais.

O fórum promoverá o debate entre governo e sociedade civil sobre estratégias para aprimorar políticas de proteção integrada de fronteiras no arco Sul-Sudeste. Os objetivos são atualizar diagnóstico sobre ilícitos transfronteiriços, crimes ambientais e delitos conexos na região; apresentar recomendações para políticas públicas mais eficazes; estimular a articulação entre gestores de segurança de fronteiras; e fortalecer e expandir os Gabinetes de Gestão Integrada de Fronteiras (GGIF) na área terrestre, bem como incentivar estruturas similares na fronteira marítima.

O ministro do GSI, Marcos Amaro, abrirá o evento e em seguida o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, discorrerá sobre os desafios do Estado brasileiro no aprimoramento da proteção integrada de suas fronteiras.

Participam ainda representantes de órgãos das três esferas da administração pública, professores e especialistas da Argentina, do Paraguai, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), do Instituto de Desenvolvimento Econômico Social de Fronteira (Idesf), da Secretaria Nacional de Segurança Pública, da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército.

Programação sujeita a ajustes:

Dia 27

09h – Recepção

10h – Abertura

10h30 – Palestra de abertura (Presidente do BNDES)

11h30 – Intervalo/ Espaço para entrevista com autoridades

13h30 – Mesa temática sobre a elaboração da Estratégia Nacional para as Fronteiras

15h30 – Mesa temática sobre as perspectivas e desafios regionais à luz da realidade fronteiriça

Dia 28

09h – Mesa temática sobre o aprimoramento da segurança para o enfrentamento ao crime organizado transnacional na fronteira terrestre, aérea e marítima.

10h – Mesa temática sobre estratégias e mecanismos de financiamento para o fortalecimento da segurança pública nas regiões de fronteira.

11h – Mesa temática sobre os ilícitos transnacionais e seus nexos e reflexos da Rota Caipira de tráficos de drogas no âmbito nacional e regional.

13h30 – Mesa temática sobre boas práticas interinstitucionais de combate aos ilícitos transfronteiriços, a partir de experiências locais exitosas.

15h20 – Mesa temática sobre modelos locais de Gestão Integrada de Fronteiras.

da Itaipu Binacional