Segunda-feira, 27 de Janeiro de 2025

Itaipu é destaque em episódio da série “Um Brasil de energia”, da Petrobras

2024-04-25 às 13:50

A Itaipu Binacional apareceu no 6º episódio da série documental “Um Brasil de Energia – caminhos para uma transição energética justa”, produzida pela Petrobras.  O vídeo, entitulado “Energia limpa e o futuro sustentável”, retrata o presente e o futuro da energia brasileira, bem como um panorama da matriz elétrica nacional. Para assistir, visite https://www.youtube.com/watch?v=p9_VIZi83ss.

No episódio, os diretores técnicos brasileiro e paraguaio, Renato Sacramento e Hugo Osvaldo, respectivamente, explicam sobre o funcionamento da Binacional e sua importância para os dois países. Também aparecem o barrageiro Antônio Silveira, que estava na construção da Usina, e as empregadas Leila Alberton e Simone Benassi, que abordam ações ambientais e sociais da empresa e o papel das áreas de reflorestamento de Itaipu.

Para a produção dos vídeos, uma equipe de jornalistas da Petrobras percorreu o Brasil. Em Foz, foram atendidos pelo jornalista Lucio Horta, da Divisão de Imprensa da Itaipu.

O objetivo da iniciativa foi explicar de modo direto e simples como o País se organiza energeticamente e mostrar o peso das novas energias do mercado.

A série é inteiramente apresentada pelos jornalistas Francisco José e Diógenes Dantas e conta com outros cincos episódios, que podem ser vistos no canal do Youtube da Petrobras (https://www.youtube.com/@petrobras/videos).

O episódio 1, “Transição Energética Justa” traz um recorte do preparo para a transição e apresenta a energia eólica no Nordeste. O episódio 2, “Descarbonização”, traz conceitos como CCUS (capture, utilisation and storage) e o reflorestamento, enquanto o 3, “Biorrefino e o futuro da indústria” aborda alternativas como o Diesel R.

Já o vídeo 4, por sua vez, “Carbono Azul”, informa sobre o armazenamento de carbono nos mangues e a importância de reduzir as emissões de CO2. Por fim, o 5, “Qual é o papel das fontes renováveis na transição energética?”, explica sobre as energias solar e gerada por hidrogênio.

da assessoria