Sábado, 17 de Maio de 2025

Itaipu, Governo Federal e Caixa Econômica lançam programa ‘Itaipu Mais que Energia’ nesta sexta (18)

2023-08-17 às 10:26
Foto: Rubens Fraulini/Itaipu Binacional

A Itaipu Binacional, em parceria com o Governo Federal e Caixa Econômica, lança oficialmente, na próxima sexta-feira (18), o programa “Itaipu Mais que Energia”. A cerimônia acontecerá no Hotel Rafain Expocenter, a partir das 14h, e contará com a presença do ministro de Estado das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, do vice-presidente da Caixa Econômica Federal, Marcelo Bomfim, do diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Enio Verri, do diretor-geral paraguaio, Justo Aricio Zacarias, além de demais autoridades federais e estaduais.

Durante o evento, a diretoria da Itaipu Binacional vai assinar uma Ordem de Serviço com a Caixa Econômica Federal para estabelecer um convênio que tornará mais simples e transparente o repasse dos investimentos para as prefeituras e instituições. Na ocasião, será apresentada a logomarca do programa.

Foram convidados os prefeitos dos 399 municípios do Paraná e 35 do Mato Grosso do Sul. Ao todo, os 434 municípios fazem parte da nova área de abrangência das ações socioambientais da Itaipu na educação ambiental, desenvolvimento rural sustentável e gestão por bacias hidrográficas.

O programa “Itaipu mais que Energia” está alinhado com a missão, visão e objetivos estratégicos da Binacional, especialmente os objetivos estratégicos 3, 6 e 7, que tratam do desenvolvimento territorial sustentável e da segurança hídrica, incluindo a pesquisa e a inovação em áreas de interesse como o turismo e as energias renováveis.

A Itaipu

Com 20 unidades geradoras e 14 mil MW de potência instalada, a Itaipu Binacional é líder mundial na geração de energia limpa e renovável, tendo produzido, desde 1984, 2,9 bilhões de MWh. Em 2022, foi responsável por 8,6% do suprimento de eletricidade do Brasil e 86,3% do Paraguai. A empresa tem como missão “Gerar energia elétrica de qualidade com responsabilidade social e ambiental, contribuindo com o desenvolvimento sustentável no Brasil e no Paraguai.”

da assessoria