Quarta-feira, 13 de Agosto de 2025

Itaipu recebe municípios para lançamento do ‘Programa Mais Engenharia’ com participação da UEPG

Solenidade será no Centro de Recepção dos Visitantes (CRV) e reunirá prefeitos e autoridades da Itaipu, do Crea-PR e da UEPG
2025-08-13 às 12:35
Foto: Joédson Alves/ Agência Brasil

A Itaipu Binacional sedia nesta quinta-feira (14), em seu Centro de Recepção de Visitantes, em Foz do Iguaçu, a homologação oficial do ‘Programa Mais Engenharia’, que reúne os 50 municípios paranaenses selecionados para participar da iniciativa. Entre os parceiros do programa está a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) – responsável pela formação técnica dos profissionais envolvidos, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-PR) . O evento será realizado das 9h às 12h e contará com a presença dos diretores da Itaipu, Enio Verri (geral-brasileiro) e Iggor Rocha (administrativo), além de representantes da UEPG, do Crea-PR e de prefeitos das cidades contempladas. Antes da solenidade, os diretores estarão disponíveis para entrevistas com a imprensa.

O Programa Mais Engenharia é uma ação voltada ao fortalecimento da gestão pública em municípios com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDHM). O objetivo é capacitar engenheiros e estagiários para que elaborem projetos de infraestrutura e desenvolvimento sustentável, permitindo que essas prefeituras disputem recursos públicos por meio de editais.

A UEPG será responsável por ministrar uma especialização em Gestão Pública em Engenharia e Desenvolvimento Sustentável, com início previsto para 1º de outubro. O curso terá 480 horas ao longo de dois anos, com participação de 16 professores e 50 orientadores. Serão oferecidas 50 bolsas para engenheiros(as) e outras 50 para estagiários(as), com metade delas destinadas a mulheres.

Os engenheiros selecionados terão como contrapartida a dedicação de 30 horas semanais às atividades das prefeituras, e deverão desenvolver quatro projetos de infraestrutura, que ficarão disponíveis para uso gratuito pelos municípios, sob gestão do Crea-PR.

Durante a cerimônia, também serão apresentados outros editais federais em andamento, como o ‘Procel Reluz’ e o ‘Procel Energia Zero’, voltados à modernização da iluminação pública e retrofit de prédios públicos com foco em eficiência energética.

A iniciativa integra o programa ‘Itaipu Mais que Energia’, que visa promover o desenvolvimento sustentável nos 399 municípios do Paraná e 35 do sul do Mato Grosso do Sul, um dos pilares de atuação da Itaipu Binacional.

Das assessorias.