A Itaipu Binacional sediou, nos dias 5 e 6 de dezembro, no Refúgio Biológico Bela Vista (RBV), em Foz do Iguaçu (PR), a Plenária do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional do Paraná (Consea-PR). O órgão é formado por representantes governamentais e da sociedade civil e tem como objetivos assessorar o Governo do Estado e propor diretrizes e prioridades da Política e do Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional no Paraná.
No encontro no Refúgio Biológico, a Itaipu detalhou as ações desenvolvidas pelas divisões de Ação Ambiental (MAPA.CD), Educação Ambiental (MAPE.CD), Reservatório (MARR.CD), Áreas Protegidas (MARP.CD) e pela Superintendência de Responsabilidade Social (RS.GB).
Também fizeram parte da programação visitas ao Horto de Medicinais e de Plantas Alimentícias Não Convencionais (Panc) e ao Melipionário (onde estão instaladas as colmeias de abelhas nativas sem ferrão), além de uma visita técnica à usina hidrelétrica de Itaipu, conduzida pela Divisão de Relações Públicas (CSRP.GB).
Pela Itaipu, integram o Consea Ronaldo Juliano Pavlak (titular), da MAPA.CD, e Rodrigo Launikas Cupelli (suplente), da MAPE.CD. Pavlak explicou que o órgão tem um papel fundamental na promoção da segurança alimentar e nutricional no Paraná, contribuindo para a construção de um sistema alimentar justo e sustentável. Outra atribuição importante é a consolidação da lei 16.751/2010, que institui a merenda escolar orgânica no ensino fundamental e médio no Estado.
Além das plenárias, o Consea organiza câmaras temáticas para tratar de assuntos específicos dentro do campo da segurança alimentar e promove eventos e campanhas para sensibilizar a população sobre a importância da segurança alimentar e nutricional.
da Itaipu Binacional