Segunda-feira, 29 de Abril de 2024

Jovens de projetos sociais participam de lançamento de livro na Itaipu

2024-04-16 às 15:12

Nessa segunda-feira (15), no auditório do Centro de Recepção de Visitantes da Itaipu, o escritor e jornalista Adriano Rattmann proferiu a palestra “Caio Jr. – O ídolo, o ser humano e sua inesquecível jornada”, sobre a história do treinador de futebol brasileiro, natural de Cascavel (PR), que morreu no acidente aéreo da equipe da Chapecoense em 2016.

Além da presença de pessoas do quadro da Itaipu, a palestra foi acompanhada por jovens e crianças dos projetos sociais Maestro da Bola e Um Chute para o Futuro, apoiados pela usina. Na ocasião também foi lançada a biografia do treinador, escrita por Rattmann.

O jornalista conviveu de perto com Caio Jr., tendo sido seu assessor de imprensa por 13 anos. Para compor o livro, fez mais de 200 entrevistas com diferentes pessoas. “Essa obra era um sonho do Caio, um livro que compartilhasse os desafios e a vivência dele no esporte, que trouxesse muitos aprendizados àqueles que o lessem”, afirmou. “E posso dizer que só estou aqui hoje porque o Caio me salvou daquele acidente aéreo: ele pediu que eu não embarcasse, para cumprir uma outra tarefa”, contou.

Para o diretor jurídico da Itaipu, Luiz Fernando Delazari, que fez a abertura do evento, a Itaipu reconhece o poder transformador do esporte e está comprometida com iniciativas que impactam positivamente a vida das pessoas. “O esporte proporciona oportunidades para todos os indivíduos, de diferentes origens, e desempenha papel crucial na inclusão social e no desenvolvimento comunitário”, disse.

Para Kleber Vanolli, gerente da Divisão de Iniciativas de Responsabilidade Social, a participação das crianças e jovens em eventos dessa natureza é fundamental para que conheçam a história de vida que há por trás de um grande profissional. “Momentos como esse servem de inspiração para elas. Antes do profissional, elas podem ver que há um ser humano com os mesmos problemas que todos enfrentam, com altos e baixos”, disse.

“Buscamos sempre dar oportunidades aos nossos jovens, de conhecer bons exemplos e trajetórias de vida, como a desse grande campeão”, disse Ronaldo Cáceres, coordenador do projeto Um Chute para o Futuro. “Especialmente porque o Caio era natural de Cascavel, local tão próximo de nós, e conseguiu construir uma carreira tão grandiosa no futebol”.

Livros

Ao final da palestra, o autor presenteou com livros autografados a coordenadora do projeto Maestro da Bola, Gorette Milioli, e o coordenador do projeto Um Chute para o Futuro, Ronaldo Cáceres. Depois, sorteou dez exemplares entre as crianças.

Autor

Adriano Rattmann já atuou como repórter, assessor de imprensa e em secretarias de esporte de Curitiba e do Paraná. Também é sócio fundador da Ace Comunicação, agência que trabalha com jogadores de futebol, atletas olímpicos e eventos esportivos. Já produziu documentários ligado ao meio esportivo, como “Paranaenses em Atenas”, durante os Jogos Olímpicos de 2004, na Grécia; “Eficientes”, durante a Paraolimpíada do Rio de Janeiro em 2016, e “Alex Câmera 10”.

da assessoria