A juíza Carolina Delduque Sennes Basso, da 1ª Vara da Fazenda Pública de Curitiba, determinou a suspensão das atividades do aplicativo BlaBlaCar no estado do Paraná. O serviço, que conecta motoristas a passageiros para oferta de caronas, foi alvo de um pedido feito pela Federação das Empresas de Transporte de Passageiros dos Estados do Paraná e Santa Catarina (Fepasc) e pelo Sindicato das Empresas de Transporte Rodoviário Intermunicipal do Estado do Paraná (Rodopar).
As entidades afirmam que a plataforma realiza transporte intermunicipal de maneira irregular, pois os motoristas não são profissionais, oferecendo caronas por um valor cobrado. Em sua decisão, a juíza proibiu o aplicativo de prestar, divulgar ou oferecer serviços de carona no Paraná. A empresa pode ser multada em R$ 50 mil por dia caso descumpra a ordem judicial.
Além disso, a juíza designou que o Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Paraná (DER-PR), a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Infraestrutura do Paraná (Agepar) e o governo estadual devem supervisionar o cumprimento da decisão e fiscalizar o transporte coletivo intermunicipal no estado.
A empresa se pronunciou sobre o assunto. Confira abaixo:
BlaBlaCar se pronuncia sobre suspensão de viagens por carona no Paraná
Informações: Catve