O governo do presidente Lula anunciou no sábado (9) mais uma expansão na oferta de moradias do programa Minha Casa, Minha Vida . Desta vez, 125 municípios em todo o Paraná foram selecionados para receber um total de 2.602 unidades, destinadas a famílias de baixa renda em cidades com até 50 mil habitantes.
Para a deputada federal Lenir de Assis, além de combater o déficit habitacional, o programa estimula as economias locais. “Esse é o trabalho sério do presidente Lula e do PT, que cria emprego através da construção civil, movimenta a economia e dá dignidade às famílias. É assim que se governa: com compromisso e resultado. Estamos mostrando que o Brasil tem rumo”, disse.
CRONOGRAMA
As prefeituras devem registrar suas propostas de habitação na plataforma federal TransfereGov até o dia 12 de setembro. Uma vez aprovadas, terão até 10 de março de 2026 para apresentar toda a documentação exigida à Caixa Econômica Federal, responsável pela gestão dos contratos e dos recursos.
Cada unidade habitacional recebe até R$ 140 mil, valor destinado a cobrir custos de construção, atendendo aos padrões de qualidade e infraestrutura do Minha Casa, Minha Vida.
A destinação para o Paraná faz parte de um esforço nacional mais amplo, que prevê o financiamento de mais de 30 mil unidades em todo o Brasil. A iniciativa reforça uma mensagem política central do governo Lula: de que o poder público pode entregar melhorias concretas na vida das pessoas, independe da bandeira política dos governos estaduais e municipais.
da assessoria