Segunda-feira, 22 de Abril de 2024

Litoral do PR recebe shows do Raça Negra, Trio Parada Dura e Amado Batista neste fim de semana

2024-02-15 às 15:47

Com o fim do Carnaval, os bloquinhos e trios elétricos saem de cena para o retorno dos grandes shows nacionais do Verão Maior Paraná no Litoral do Estado. O penúltimo ciclo de apresentações gratuitas em Matinhos e Pontal do Paraná terá nomes clássicos do sertanejo e do pagode, com décadas de estrada: os grupos Trio Parada Dura e Raça Negra, a dupla Matogrosso & Mathias e o cantor Amado Batista.

Nesta sexta-feira (16), os primeiros a subirem ao palco na praia de Caiobá, em Matinhos, são os integrantes do Trio Parada Dura, a partir das 20h. Formado em 1971 em Minas Gerais, o grupo é um dos mais influentes da história da música sertaneja e apresentará sucessos que foram recordes de vendas ao longo de mais de 50 anos de carreira e continuam na memória do povo brasileiro, como “As Andorinhas”, “Telefone Mudo”, “Fuscão Preto” e “Último Adeus”.

Ao longo dos anos, o Trio Parada Dura se consolidou como um dos principais nomes do gênero, vendendo milhões de discos e realizando shows por todo o Brasil. Composto atualmente pelo vocalista Creone, o violinista Leonito e o sanfoneiro Xonadão, o trio aproveitará o cenário do Litoral paranaense para fazer a gravação do seu novo DVD.

Na sequência, será a vez de Amado Batista emocionar o público com hits do seu repertório de mais de 40 anos, incluindo “Serenata”, “Princesa” e “Eu Te Amo Tanto”. As melodias, que marcaram diversas gerações de fãs, o fizeram ficar conhecido como um dos maiores nomes da música romântica brasileira.

O cantor goiano de 72 anos já vendeu mais de 30 milhões de discos, além de ter milhões de visualizações nos serviços de streaming musicais, demonstrando que continua a influenciar multidões.

No sábado (17), o amor continua a ser o tema central, mas o ritmo que toma conta do palco Verão Maior Paraná em Matinhos será o pagode, sob o comando do grupo Raça Negra. Comemorando 40 anos de trajetória, o grupo acumula prêmios como Grammy Latino, Troféu Imprensa e Prêmio Sharp.

O grupo paulista liderado pelo vocalista Luiz Carlos promete transformar a praia de Caiobá em um grande show de karaokê, com o público entoando junto com os músicos verdadeiros hinos da música brasileira, como “Cheia de Manias”, “É Tarde Demais” e “Vida Cigana”.

PONTAL DO PARANÁ – Na sexta-feira (16), no Balneário Marisol, em Pontal do Paraná, os fãs do sertanejo poderão curtir o show da dupla Matogrosso e Mathias, a partir da 21h. Com 45 anos de apresentações, a dupla atualmente comandada por João Batista Bernardo (Matogrosso) e Rafael Belchior (Mathias) já vendeu mais de 40 milhões de discos e também ganhou um Grammy Latino por suas canções românticas e melodias marcantes.

Entre as músicas mais conhecidas da dupla, está “Tentei te Esquecer”, que se tornou um dos maiores hits da música sertaneja de todos os tempos, além de “Idas e Voltas” e “De Igual pra Igual”, que prometem ser acompanhadas pelo público de todas as idades.

As apresentações do fim de semana em Pontal do Paraná acabam no sábado (17) com o show de Amado Batista, também às 21h, completando a apresentação em dose dupla do cantor no Litoral do Estado.

ESTRUTURA E SEGURANÇA – Neste ano, a estrutura montada pelo Governo do Estado está muito maior do que na temporada passada, com equipamentos de última geração. Os palcos contam com telões de LED gigantes – um no fundo e dois nas laterais do palco e, em Matinhos, mais dois no meio do público – além de três sistemas de áudio. As transmissões também têm imagens aéreas captadas por drones de alta performance tanto dos artistas quanto do público.

Cerca de 450 pessoas e 120 toneladas de equipamentos estão envolvidos na realização dos shows entre equipes de segurança, montagem, produção e técnica dos artistas. Apenas em cada palco, são 60 pessoas diretamente envolvidas, incluindo engenheiros de som e de luz, câmeras, carregadores, mais as equipes dos próprios músicos, que em média contam com 30 pessoas.

Como já ocorreu ao longo das últimas semanas e durante o Carnaval, a Polícia Militar do Paraná elaborou um planejamento especial para os grandes eventos em conjunto com as demais forças de segurança pública do Estado e as guardas municipais. Os policiais militares vão ser aplicados de acordo com o número esperado de público em cada show, fazendo policiamento a pé e com viaturas.

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) também terá novamente um esquema especial a ser cumprido durante o fim de semana, com reforço do efetivo tanto em Matinhos, onde contará com o apoio da Delegacia Móvel, como em Pontal do Paraná.

Confira a agenda de grandes shows deste fim de semana:

Matinhos

Sexta-feira (16)

A partir das 20h – Trio Parada Dura / Amado Batista

Sábado (17)

21h – Raça Negra

Pontal do Paraná

Sexta-feira (16)

21h – Matogrosso e Mathias

Sábado (17)

21h – Amado Batista

VERÃO MAIOR PARANÁ – O Verão Maior Paraná reuniu uma série de ações voltadas aos veranistas e moradores dos municípios do Litoral, além de Porto Rico e São Pedro do Paraná, no Noroeste. Foram ofertadas atividades esportivas e de lazer que incluíram aulas de ginástica, dança, caminhadas, recreação infantil, shows, torneios e competições nacionais e internacionais, programação inclusiva e educação ambiental. Além do reforço na segurança, a agenda continua até o final de fevereiro com shows de grandes sucessos nacionais em Matinhos e Pontal do Paraná. Veja a programação no site www.verao.pr.gov.br.

da AEN