há um mês
Giovanni Cardoso

O deputado federal Luciano Alves publicou na noite de 8 de novembro, em suas redes sociais, um vídeo gravado em frente à Praça dos Três Poderes, em Brasília, no qual comentou as medidas de apoio às famílias afetadas pelos tornados que atingiram o Paraná no início da semana.
“Passam das 23h nesse dia 8 de novembro, eu, Luciano Alves, falo direto aqui de Brasília (...) acompanhando para saber o que o Governo Federal poderia fazer para ajudar as famílias a reconstruir seus lares na cidade de Rio Bonito do Iguaçu”, declarou o parlamentar. Segundo ele, o reconhecimento da situação de calamidade pública pelo Governo Federal, ocorrido na mesma data, vai permitir “reconstruir a cidade sem burocracia, com agilidade para ajudar o nosso povo que tanto precisa”.
Luciano Alves também elogiou a resposta rápida do Governo do Estado do Paraná, que, de acordo com ele, foi decisiva para acelerar os trâmites federais. O deputado mencionou ainda que a bancada paranaense na Câmara Federal está destinando investimentos para auxiliar na recuperação dos municípios atingidos.
“Meu gabinete está à disposição para auxiliar o que for preciso aqui da nossa capital federal. O Paraná é um estado de gente que trabalha e cuida, e não vai ser agora que vai ser diferente”, afirmou.
O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) a ocorrência de três tornados no estado. O município de Rio Bonito do Iguaçu foi atingido por um tornado de categoria F3 na escala Fujita, enquanto Turvo e o distrito de Entre Rios, em Guarapuava, registraram tornados de categoria F2. As equipes do Simepar seguem analisando outros possíveis eventos extremos.
Os fenômenos provocaram danos significativos em residências, áreas rurais e estruturas públicas, mobilizando equipes municipais, estaduais e federais para o atendimento emergencial e a reconstrução das áreas afetadas.