Sexta-feira, 04 de Julho de 2025

Mais de 100 municípios do PR já confirmaram caminhada de combate ao feminicídio

2025-07-03 às 19:24
Foto: Robson Mafra/SEMIPI

A menos de 20 dias da 3ª edição da Caminhada do Meio-Dia, o Paraná já registra uma adesão histórica ao evento: 121 municípios já confirmaram a participação na ação que será realizada em 22 de julho, Dia Estadual de Combate ao Feminicídio.

Para efeito de comparação, em 2023, a Caminhada do Meio-Dia ocorreu em 74 municípios, número que subiu para 103 em 2024, um aumento de 39%. Este ano, 121 dos 399 municípios paranaenses já estão mobilizados, alta de 61,2% em relação à primeira edição, abrangendo, até o momento, 30% das cidades do Estado, mesmo quase três semanas antes evento.

A ação é promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), como parte da campanha Paraná Unido no Combate ao Feminicídio. A mobilização ocorrerá simultaneamente em diversas regiões do Estado, incluindo a capital paranaense.

Em Curitiba, a concentração será mais uma vez na Praça Santos Andrade, de onde os participantes seguirão em caminhada até a Boca Maldita. O trajeto simboliza a luta coletiva e a união da sociedade paranaense em torno do fim da violência contra as mulheres.

A secretária estadual da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, destacou que a Caminhada do Meio-Dia é uma manifestação pública de compromisso com a vida das mulheres. Segundo ela, o horário foi escolhido por representar um momento simbólico da rotina feminina, quando muitas estão em casa cuidando dos filhos, no intervalo do trabalho ou próximas das pessoas que amam.

“É justamente nesse momento de cuidado e presença que queremos reforçar que as mulheres não estão sozinhas. A sociedade precisa caminhar junto no enfrentamento à violência e ao feminicídio”, enfatizou.

Os municípios que ainda não aderiram à caminhada podem formalizar a participação até 15 de julho, por meio do formulário disponível neste link. A caminhada conta, também, com o apoio de entidades da sociedade civil organizada e empresas, como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o Tribunal Regional Federal da 4ª Região e o grupo CASE IH.

Dia estadual

O Dia Estadual de Combate ao Feminicídio, 22 de julho, foi instituído pela Lei n.º 19.873/2019, sancionada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, em memória da advogada Tatiane Spitzner, vítima de feminicídio em Guarapuava. Desde então, a data se tornou um marco de mobilização em todo o Paraná.

Municípios que aderiram:

Almirante Tamandaré, Altônia, Antonina, Apucarana, Arapongas, Assaí, Assis Chateaubriand, Astorga, Boa Esperança do Iguaçu, Bom Jesus do Sul, Cambará, Cambé, Campina Grande do Sul, Campo do Tenente, Campo Largo, Campo Magro, Campo Mourão, Capitão Leônidas Marques, Cascavel, Castro, Catanduvas, Centenário do Sul, Cianorte, Colombo, Contenda, Corbélia, Cornélio Procópio, Cruz Machado, Cruzeiro do Oeste, Curitiba, Dois Vizinhos, Enéas Marques, Entre Rios do Oeste, Fazenda Rio Grande, Foz do Iguaçu, Goioerê, Guarapuava, Inajá, Indianópolis, Ipiranga, Irati, Itambé, Ivaiporã, Jaguapitã, Jesuítas, Jussara, Lapa, Leópolis, Loanda, Lobato, Londrina, Mallet, Mandaguari, Mangueirinha, Manoel Ribas, Marechal Cândido Rondon, Marialva, Maringá, Maripá, Marumbi, Matelândia, Mato Rico, Medianeira, Mirador, Morretes, Nova América da Colina, Nova Santa Rosa, Nova Tebas, OAB Cascavel – CMA, Paiçandu, Palmas, Palmeira, Palotina, Paraíso do Norte, Paranavaí, Pato Branco, Perobal, Pérola, Piên, Pinhais, Pinhão, Piraquara, Ponta Grossa, Pontal do Paraná, Pranchita, Prudentópolis, Quatro Barras, Rancho Alegre, Realeza, Rebouças, Reserva, Ribeirão do Pinhal, Rio Bonito, Rio Branco do Sul, Rio Negro, Rolândia, Roncador, Rondon, Sabáudia, Salgado Filho, Santa Helena, Santa Inês, Santa Izabel do Ivaí, Santa Maria do Oeste, Santo Antônio do Sudoeste, São João, São José dos Pinhais, São Mateus do Sul, São Miguel do Iguaçu, Saudades do Iguaçu, Sertaneja, Siqueira Campos, Teixeira Soares, Terra Boa, Terra Roxa, Tijucas do Sul, Toledo, Ubiratã, Umuarama, Virmond e Xambrê.

da AEN