Segunda-feira, 14 de Julho de 2025

“Momento histórico”, diz Maria Victoria (PP) sobre início do atendimento oncológico no Hospital da Criança de Maringá

2025-07-14 às 15:49
Foto: Ricardo Lopes/PMM

A deputada estadual Maria Victoria (PP) destacou o anúncio do início do atendimento oncológico no Hospital da Criança de Maringá. No domingo (13), a Prefeitura, Governo Federal, Governo do Paraná e Liga Álvaro Bahia Contra a Mortalidade Infantil oficializaram três portarias do Ministério da Saúde, que garantem R$ 1,5 milhão mensal para o custeio do hospital, financiamento de seis leitos de UTI e autorização para o início do serviço de Oncologia Pediátrica.

“É um momento histórico para Maringá e para a região. Uma grande parceria do Governo Federal, Governo do Estado e Prefeitura que garante atendimento oncológico digno, humanizado e próximo de casa para crianças e famílias da região. Conquista é resultado de com muito trabalho e diálogo”, afirmou.

“Lutamos muito para tirar o Hospital da Criança do papel e para que ele se torne um centro de excelência no atendimento pediátrico no Paraná e no Brasil”, acrescentou a deputada.

Com os novos investimentos, o Hospital da Criança de Maringá se consolidará como referência regional em atendimento oncológico pediátrico na macrorregião Noroeste, preparando-se para atender crianças que antes eram encaminhadas para Curitiba.

INÍCIO – O prefeito Silvio Barros (PP) salientou os avanços alcançados desde o início do ano na operação do Hospital da Criança. Recentemente, o Hospital inaugurou a Ala de Genética e Doenças Raras e inaugurou a UTI pediátrica.

“O Hospital da Criança ficou parado por dois anos, pronto do jeito que vocês estão vendo aqui, e em seis meses estamos na terceira inauguração. Eu me sinto extremamente honrado por fazer parte desse momento em que Deus entendeu que era a hora de colocar as coisas para funcionar”, destacou o prefeito Silvio Barros.

O secretário de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde, Mozart Sales, reforçou o compromisso do Governo Federal com a saúde de Maringá.

“Essa ação de credenciamento e habilitação do serviço é extremamente importante, pois a estrutura do SUS é rígida. Os recursos estão assegurados e, a partir de 1º de agosto, já estarão disponíveis para os atendimentos. Vamos colaborar ainda mais com o hospital. Em breve, traremos um aparelho de ressonância magnética, com investimento de R$ 6,8 milhões via Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Saúde”, adiantou.

CONQUISTA COLETIVA – O secretário da Saúde do Paraná, Beto Preto (PSD), disse que “o Governo do Estado acompanhou esse projeto desde o início e seguiremos juntos em busca de novos investimentos”.

Para o superintendente da Liga Álvaro Bahia Contra a Mortalidade Infantil, entidade responsável pela gestão do Hospital, Carlos Emanuel, a implantação do Serviço de Oncologia é um dos mais aguardados pela população. “Essa conquista só foi possível graças à integração entre o Ministério da Saúde, o Governo do Estado e a Secretaria Municipal de Saúde. Uma conquista coletiva da qual nos orgulhamos de participar”.

Já o secretário de Saúde de Maringá, Antonio Carlos Nardi, reforçou o compromisso com a ampliação dos serviços do Hospital. “As palavras que resumem esse momento são agradecimento e alegria. Maringá é a primeira cidade-piloto do programa ‘Agora Tem Especialistas’ do Paraná e hoje oficializamos a terceira inauguração no Hospital da Criança neste ano, demonstrando dedicação à saúde da nossa cidade”.

O deputado federal Zeca Dirceu (PT) destacou o papel da Prefeitura no fortalecimento da saúde regional. “É importante reconhecer todo o esforço da Prefeitura de Maringá e da Secretaria de Saúde para ampliar o acesso ao atendimento oncológico pediátrico na região. Não há sofrimento maior para uma família do que ter que se deslocar para outra cidade em busca de tratamento”.

HOSPITAL DA CRIANÇA – A deputada Maria Victoria foi a idealizadora do Hospital da Criança, ainda em 2017, durante seu primeiro mandato na Assembleia Legislativa. O projeto contou com apoio do Ministério da Saúde, Governo do Estado, Prefeitura de Maringá e Organização Mundial da Família.

Inaugurado em setembro de 2024, o Hospital da Criança de Maringá representa um marco na descentralização da saúde no Paraná. Como único hospital pediátrico do interior do Estado, garante atendimento humanizado e de alta complexidade mais próximo das famílias.

A implantação está sendo realizada em fases, com o objetivo de garantir expansão segura e eficiente dos serviços. Em sua plena capacidade, contará com 148 leitos de internação e 40 leitos de UTI (entre pediátrica e neonatal).

da assessoria