A Prefeitura de Foz do Iguaçu foi condenada pela Justiça a pagar uma indenização de R$687 ao estudante de Direito Vinicius Bortolini, de 28 anos, depois que o carro dele teve o pneu danificado ao cair em um buraco na Avenida Felipe Wandscheer, em junho de 2023.
O curioso é que Vinicius decidiu ir à Justiça sozinho, sem a ajuda de um advogado. Com conhecimento jurídico, ele reuniu provas, como fotos do buraco, imagens do pneu danificado e notas fiscais do conserto para comprovar que o acidente foi causado pela má conservação da via.
De acordo com o Portal da Cidade, o juiz Ederson Alves reconheceu que a prefeitura tem responsabilidade pela manutenção das ruas e que as provas apresentadas confirmavam o dano. “As imagens demonstram a existência de um buraco de grande dimensão, sem qualquer sinalização, o que ocasionou a queda do veículo e os prejuízos relatados”, escreveu o magistrado.
Durante o processo, a prefeitura argumentou que Vinicius conhecia o trajeto e que não havia provas de que o carro dele realmente caiu no buraco. O estudante, no entanto, alegou que, ao tentar desviar de outro veículo, não conseguiu evitar o buraco. O juiz considerou válida a versão do autor e determinou o pagamento da indenização.
Como o município abriu mão do direito de recorrer, a decisão transitou em julgado. A prefeitura agora tem até 30 dias para contestar o valor calculado por Vinicius ou apresentar outro.