O Ministério Público do Paraná (MPPR), por meio da 6ª Promotoria de Justiça de Paranaguá, denunciou criminalmente o ex-vereador de Matinhos Milton dos Santos Ribeiro, conhecido como Miltinho Ribeiro, de 50 anos, por duplo homicídio qualificado e duas tentativas de homicídio qualificado. O motorista, que estava com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) cassada e dirigia sob efeito de álcool e em alta velocidade, atropelou e matou um casal de ciclistas em agosto na rodovia PR-407, no Litoral do estado.
O crime ocorreu em 3 de agosto na altura do km 02 da PR-407, no bairro Vila Garcia, em Paranaguá. As vítimas, Peterson da Silveira e Gisele do Valle Lopes da Silveira, que pedalavam no acostamento e eram proprietários de uma padaria local, morreram no local após serem atingidas pela caminhonete Nissan Frontier, que capotou várias vezes. Outras duas pessoas que estavam no veículo com o motorista também sofreram lesões corporais e sobreviveram.
As investigações da Polícia Civil de Paranaguá, que envolveram a análise de câmeras de segurança e depoimentos de mais de dez testemunhas, apontaram que o ex-vereador estava ingerindo bebida alcoólica antes do acidente e conduzia o veículo em velocidade superior à permitida. O ex-vereador se apresentou à autoridade policial três dias após o ocorrido, alegando ter fugido do local em busca de socorro e que teria colidido com uma motocicleta, o que não foi confirmado pelas investigações. O motorista está preso preventivamente desde 10 de setembro, após a Polícia Civil reunir as provas.
O MPPR sustenta na ação penal que o motorista agiu com dolo eventual, assumindo o risco de matar, e incluiu a qualificadora de causar perigo comum e pelo uso de recurso que dificultou a defesa das vítimas – no caso dos ciclistas e dos passageiros feridos. O crime de omissão de socorro também foi imputado ao motorista. A ação penal foi proposta em 26 de setembro e já foi recebida pelo Judiciário.