Nesta sexta-feira (13), uma ação da Sanepar valoriza os clientes que optaram por receber sua fatura em braile. Além da conta de água, chega também as suas mãos uma carta para celebrar o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Visual. A mensagem presta homenagem a esses clientes e reforça o compromisso da Companhia com a inclusão e a diversidade.
Para o diretor Comercial, Bihl Zanetti, a iniciativa contribui para consolidar e colocar em prática as políticas da Sanepar de Diversidade, Equidade e Inclusão e a de Clientes. “Temos nos empenhado para vivenciar cada vez mais o respeito e a empatia para com as pessoas, revendo e adaptando nossos processos, com a finalidade de trazer mais acessibilidade e inclusão, estendendo também às plataformas digitais”, comenta.
A Sanepar emitiu uma fatura em braile pela primeira vez em janeiro de 2007, em conformidade com a lei estadual nº 15.427, que exige de empresas de energia elétrica, água e esgoto, telefonia fixa e telefonia celular do Paraná o fornecimento de documentos de cobrança com informações básicas no sistema braile. Atualmente, 330 clientes estão cadastrados para receber a fatura de serviços de água e esgoto em braile, em diversas cidades do Paraná.
Homenageadas
Habituada a receber a fatura mensal da Sanepar em braile, a londrinense Maria Aparecida Alves, 70 anos, faz questão de agradecer à empresa pela homenagem especial recebida. “Fiquei surpresa porque nunca tinha recebido nenhuma cartinha em braile. Foi bem emocionante para mim”, afirma. Ela diz que se sentiu particularmente tocada pelo texto. “Na carta veio falando que sou fonte de inspiração”, pontua ao citar que venceu muitas barreiras para conquistar, entre outras coisas, a casa própria. Maria Aparecida nasceu com deficiência e vive hoje uma linda história de amor com o esposo Jair, 63, que perdeu a visão em decorrência de uma doença, já na fase adulta. Ela conta que muitos dizem a ter como exemplo pelo seu modo de vida.
“Eu amo o braile. Fiz o curso no Instituto dos Cegos. Fazia até leitura na igreja”, afirma a, também londrinense, Conceição Luiza Neves. A homenageada tem 63 anos e deficiência visual desde bebê. Ela diz que a Sanepar é a única empresa que lhe envia mensalmente uma fatura no sistema braile. Casada com Wilson, 82 anos, também deficiente, ela conta que receber a fatura em braile ajuda muito. “Se não tiver ninguém que possa ler, consigo ler no braile”, comenta. Ela diz que com a internet o acesso à informação ficou mais fácil, mas que é uma alegria ver que alguns produtos já têm o braile na embalagem, como cosméticos e medicamentos.
Avanços
O gerente geral Comercial, Thiago Semicek, explica que além da fatura impressa adaptada, fundamental para aqueles que preferem a leitura em braile, o cliente cego ou com baixa visão ainda tem a opção de aderir à fatura digital, que permite a leitura de tela por voz usando softwares assistivos. “Seja no papel ou em formato eletrônico, a Sanepar busca proporcionar uma melhor experiência para o cliente”, destaca.
Sobre a homenagem prestada aos clientes para marcar o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Visual ele resume: “O envio desta carta no dia de hoje reforça nosso compromisso e respeito pelas pessoas com deficiência que enfrentam e superam dificuldades todos os dias”, pontua.
Trecho da carta enviada aos clientes deficientes visuais:
Desta vez, não é mais uma fatura mensal da Sanepar em Braile.
É uma carta para celebrar a força daqueles que desafiam barreiras e que mostram ao mundo a beleza da diversidade.
Para nós, a inclusão é uma forma de amar e respeitar.
Você é uma fonte de inspiração para que possamos melhorar ainda mais os nossos serviços. Gratidão por ser nosso Cliente.
Uma singela homenagem da Sanepar ao Dia Internacional das Pessoas com Deficiência (3 de dezembro) e ao Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Visual (13 de dezembro).
Data especial
O Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Visual foi instituído pelo Decreto 51.045 no ano de 1961, buscando promover o combate ao preconceito contra as pessoas cegas e com baixa visão e fomentar a cidadania de forma inclusiva.
da assessoria