Obra da ponte Guaratuba-Matinhos inicia nesta sexta-feira (27) | D'Ponta News - Notícias do Paraná - Jornalismo sério para leitores exigentes!
Quarta-feira, 28 de Fevereiro de 2024

Obra da ponte Guaratuba-Matinhos inicia nesta sexta-feira (27)

2023-10-27 às 17:56
Foto: Roberto Dziura Jr/AEN

O início da obra da ponte entre Guaratuba e Matinhos, no Litoral, traz aos moradores da região expectativa de melhoria na vida. Nesta sexta-feira (27), o governador Carlos Massa Ratinho Junior lançou o marco fundamental da obra ao bater uma marreta onde será instalada a primeira estaca e o canteiro de obras da nova estrutura.

“Estamos felizes de estar aqui acompanhando o início dessa obra tão aguardada que vai ligar duas cidades irmãs. Aqui vai ser o canteiro de obras onde aproximadamente 600 funcionários vão trabalhar com todo maquinário para no prazo de 24 meses entregar a ponte”, declarou o governador na cerimônia.

A professora Brenda Mendes, 33 anos, acredita que a nova ponte vai trazer mais qualidade de vida aos moradores. Ela cruza a Baía de Guaratuba todos os dias – trabalha de manhã em uma escola de Guaratuba e à tarde em outra unidade de ensino de Matinhos. Sem a ponte, ela diz ser comum chegar atrasada no trabalho em Matinhos, além do tempo que poderia ser mais bem aproveitado com a família.

“Hoje, para mim e outras professoras traz muito transtorno na escola, porque a direção tem que ficar correndo atrás de achar outros professores para substituir. Com a ponte também vou poder passar mais tempo em casa, almoçar. Faz três anos que não sei o que é almoçar em casa de segunda à sexta-feira porque senão não dá tempo de chegar no trabalho. Com a ponte vou poder ver mais minha família, meu namorado, meu pai”, afirma.

Ela conta que no trabalho e na cidade só se fala nisso. “Não vemos a hora de a ponte acontecer para facilitar esse percurso que eu e tanta gente têm que fazer diariamente”, comemora.

Outro morador de Guaratuba que aguarda a ponte é o técnico de telefonia Cristiano Régis, 51 anos, que cruza a baía de ferry-boat diariamente para trabalhar. “Com a ponte, vai melhorar muito a locomoção, o meu trabalho. Vamos ter agilidade para ir e vir”, enfatiza.

O caminhoneiro Clodoaldo Fernandes Faria, 44 anos, sai de Curitiba para atravessar a Baía de Guaratuba uma vez por semana para fazer entregas de materiais elétricos e hidráulicos para construções. “Eu acho que a ponte vai melhorar 100% a travessia entre Guaratuba e Matinhos. Vão ficar mais rápidas as entregas, não vai mais ter perda de tempo. Vai ser uma maravilha”, disse o caminhoneiro.

Já o técnico de informática Diego Sepanski, 33 anos, outro morador de Guaratuba, está animado. Ele acredita que com a ponte terá mais facilidade para visitar parentes e amigos em Matinhos e outras cidades do Litoral paranaense. “O problema é maior no fim de semana. Por isso acho que a ponte vai trazer mais agilidade”, avalia. “Aqui em Guaratuba está todo mundo empolgado. Todo mundo aqui espera há anos essa ponte, que vai beneficiar toda a cidade, inclusive o desenvolvimento da cidade”, complementa Diego.

da AEN