há 4 horas
Giovanni Cardoso

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta vermelho para a ocorrência de uma onda de calor em áreas dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. O aviso começa a valer nesta terça-feira (03/02) e abrange 511 municípios da Região Sul.
De acordo com o Inmet, o alerta inclui regiões do oeste e norte de Santa Catarina; sudoeste, noroeste, nordeste e centro do Rio Grande do Sul; além do sudoeste, centro e sudeste do Paraná. As capitais Porto Alegre, Florianópolis e Curitiba, assim como o litoral dos três estados, não estão incluídos na área afetada.
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 6,5 milhões de pessoas vivem nos municípios sob alerta. O nível vermelho representa o grau máximo de severidade na classificação do Inmet e indica situação de grande perigo associada às condições meteorológicas.
Cruzando os dados do Inmet com a previsão do Simepar, é possível notar que as temperaturas máximas de Ponta Grossa vão ficar entre 27 e 29ºC nos próximos dias, especialmente na sexta e no sábado, quando o céu deve ficar claro no município.
O aviso permanece em vigor até sexta-feira (06). Conforme os critérios adotados pelo Inmet, com base em recomendações da Organização Meteorológica Mundial (OMM), uma onda de calor é caracterizada quando as temperaturas máximas permanecem ao menos 5 °C acima da média histórica por um período mínimo de cinco dias consecutivos.
O instituto também informa que, em outras regiões do país, as temperaturas devem ficar acima da média ao longo do mês de fevereiro.
O Inmet destaca que episódios de calor intenso podem aumentar o risco de desidratação, exaustão térmica e agravamento de doenças cardiovasculares e respiratórias. Sintomas como cansaço, lentidão, tontura e mal-estar podem indicar dificuldade do organismo em lidar com as altas temperaturas, especialmente entre idosos, crianças e pessoas com doenças crônicas.
Em situações de emergência, a Defesa Civil pode ser acionada pelo telefone 199.