A 41ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Irati (41ª DRP), que integra a circunscrição da 13ª Subdivisão Policial de Ponta Grossa, prendeu, no final da tarde de sexta (10), um homem de 18 anos, suspeito de envolvimento em homicídios ocorridos entre novembro e dezembro de 2022, no município de Irati.
A prisão decorre de desdobramento da Operação Playback, deflagrada na quinta (9), quando foram presos outros três homens e cumpridos 13 mandados de busca e apreensão expedidos pelo Poder Judiciário local.
Operação Playback
Na manhã de quinta-feira (9), a Polícia Civil, por intermédio da Delegacia de Irati (41ª DRP), deflagrou a operação “Playback”, que resultou na prisão de três investigados pela prática de um homicídio consumado e de um homicídio tentado, ocorridos em novembro e dezembro de 2022 na cidade, que fica a 85 km de Ponta Grossa.
As investigações apuraram que três indivíduos teriam ido até a casa da vítima e, pela janela, efetuaram diversos disparos de arma de fogo, utilizando pistola calibre .380, .45 e uma calibre 12.
No quarto em que a vítima estava, encontravam-se também a esposa dele e dois filhos pequenos, que quase foram atingidos pelos disparos, conforme a imagem abaixo.
Foto: 41ª DRP/PCPR
Uma semana após esse fato, ocorreu uma tentativa de homicídio contra dois homens em um lava-jato de Irati, que estaria vinculado ao primeiro caso. Na ocasião, dois homens chegaram ao estabelecimento usando uma motocicleta e o passageiro, após perguntar se os funcionários “lavavam motos”, desceu atirando, fugindo em seguida. Dois indivíduos foram atingidos pelos tiros, mas sobreviveram.
Durante a operação, um dos suspeitos foi preso na Rodovia BR-277, KM 232, próximo a um posto de combustível, no município de Fernandes Pinheiro. O segundo, no Bairro Jardim Virgínia, em Irati. O terceiro, no bairro Nova Rússia, em Ponta Grossa.
“O crime chocou os moradores locais, uma vez que os criminosos usaram de extrema violência para cometê-lo, atirando com armas de grosso calibre, num ambiente em que se encontravam duas crianças”, relembra o delegado Diego Troncha, titular da 41ª DRP, responsável pelas investigações.
Se condenados, os suspeitos podem pegar uma pena de 30 anos de reclusão. A Operação contou com apoio da 13ª Subdivisão Policial de Ponta Grossa, além das Delegacias de Rebouças, Teixeira Soares e Imbituva.
No total, foram cumpridos 13 mandados de busca e apreensão e 3 de prisão, expedidos pela Vara Criminal de Irati, após parecer favorável do Ministério Público do Paraná (MPPR). Os presos foram encaminhados para o Departamento Penitenciário (DEPEN), onde ficarão à disposição da Justiça.
da PCPR