Sexta-feira, 11 de Outubro de 2024

Outubro Rosa: “O cuidado deve ser rotina”, diz a deputada Maria Victoria

2023-10-02 às 14:48

A deputada estadual Maria Victoria (PP) afirmou nesta segunda-feira (2) que as ações de prevenção e de diagnóstico precoce do câncer de mama devem ser freqüentes. A deputada destacou a importância da campanha do Outubro Rosa para ampliar a conscientização e atingir famílias em todas as regiões do Paraná.

“O Outubro Rosa é uma iniciativa essencial de conscientização e prevenção a respeito do câncer que mais mata mulheres no mundo. Mais do que isso, é um alerta para que os exames preventivos sejam realizados com freqüência. O cuidado deve ser rotina”, disse.

A deputada reforça que a prevenção é o melhor remédio para combater o câncer de mama. “O diagnóstico precoce permite o início do tratamento no momento certo e aumenta consideravelmente as chances de cura”.

AÇÕES – Para a campanha Outubro Rosa 2023 a equipe da deputada Maria Victoria está distribuindo camisetas com a chamada “Um elo de prevenção e amor” para ampliar o alcance da campanha.

“É uma ação tradicional, iniciada pela ex-governadora Cida Borghetti quando era deputada estadual. As camisetas são destinadas para hospitais, clínicas, instituições públicas, prefeituras, secretarias em todas as regiões do Estado, e nos ajudam nesse processo de conscientização da sociedade”, explica.

A deputada também propôs a realização de uma exposição fotográfica sobre o câncer de mama no espaço cultural da Assembleia Legislativa. A mostra da fotógrafa Ana Paula Martynyszyn, organizada pelo Instituto Mulheres que Inspiram, traz registros de mulheres que foram vítimas da doença e tiveram que passar por mastectomias.

“Por trás de cada foto temos uma história de superação e de vitória. A exposição é um alerta para a importância da prevenção e também uma forma de superar preconceitos que ainda atingem a nossa sociedade. É possível ter uma vida normal após a mastectomia”, pontua.

DADOS – De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama na população feminina é o tipo mais frequente (excluindo câncer de pele não melanoma). São estimados 3.650 novos casos a cada ano no Paraná.

Esse tipo de câncer também ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres no Brasil. As maiores taxas de incidência e de mortalidade estão nas regiões Sul e Sudeste do Brasil.

Os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja; alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região das axilas.

Não há uma causa única para o câncer de mama. Diversos fatores estão relacionados ao desenvolvimento da doença entre as mulheres, como: envelhecimento, determinantes relacionados à vida reprodutiva da mulher, histórico familiar de câncer de mama, consumo de álcool, excesso de peso, atividade física insuficiente e exposição à radiação ionizante.

A mamografia deve ser realizada a cada dois anos em mulheres de 50 a 69 anos. Fora da faixa etária e periodicidade, o exame é recomendado somente para mulheres com sinais ou sintomas de câncer de mama, como nódulo, retração do mamilo e outros; ou com histórico familiar em parente de primeiro grau, como mãe, irmã ou filha.

Prevenção é o melhor remédio

• Faça exercícios físicos
• Tenha uma alimentação saudável
• Evite excesso de peso
• Amamente o seu bebê
• Diminua o consumo de álcool
• Faça exame clínico das mamas uma vez por ano
• Todas as mulheres, independente da idade, devem ser examinadas anualmente
• Faça mamografia- especialmente se tiver entre 50 a 69 anos
• Se houver câncer de mama na família, faça acompanhamento médico, a partir dos 35 anos de idade.

da assessoria