O Governo do Paraná participa da maior conferência global sobre o futuro das cidades, na cidade do Cairo, capital do Egito, entre os dias 4 e 8 de novembro. Será a 12ª Sessão do Fórum Urbano Mundial (WUF12, sigla em inglês) que, neste ano, terá como tema “Tudo Começa em Casa: Ações Locais para Cidades e Comunidades Sustentáveis”.
Representantes de cinco regiões do mundo participam do WUF12, que será uma oportunidade para o Paraná apresentar seus projetos na busca pelo fortalecimento do papel do Estado em ações de sustentabilidade, além de acelerar o cumprimento das metas da Agenda 2030 da ONU.
O Paraná foi o primeiro estado do Brasil a aderir formalmente às metas da Agenda 2030, em 2017. Desde então, tem se destacado em diversas iniciativas relacionadas ao desenvolvimento sustentável, por meio de participações em missões da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), demonstrando sua liderança em sustentabilidade e inovação.
Projeto
Recentemente lançado pela Casa Civil do Paraná, o “Projeto Mandala: Casa Civil Sustentável”, será um dos exemplos apresentados no Fórum. Criado pela Diretoria de Gestão Técnica (DGT), o projeto visa a implementação de um Plano Interno de Sustentabilidade, organizado conforme os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
O plano integra ações sustentáveis já existentes na estrutura do Governo e visa criar novas iniciativas que serão monitoradas anualmente. Luciana Carla da Silva, diretora de Gestão Técnica e Assuntos Interfederativos, enfatizou que a proposta foi estruturada com base nos 17 ODS, com cada ação vinculada a um objetivo específico. “As atividades terão uma descrição detalhada de suas metas e impactos, e uma equipe será responsável por seu desenvolvimento e execução. O progresso será monitorado anualmente para assegurar que as metas sejam cumpridas de forma efetiva e sustentável”, destacou.
O Estado já adaptou 150 metas da Agenda à sua realidade local por meio da metodologia “Metas ODS no Paraná”, alinhando o planejamento governamental às metas globais da ONU. “O projeto busca aumentar a absorção da Agenda 2030 no estado e fomentar o crescimento do desenvolvimento sustentável dentro da Casa Civil, reafirmando o compromisso do Paraná com um futuro mais verde e equilibrado”, complementou Luciana Carla.
Com o objetivo de apoiar o Governo do Estado do Paraná no desenvolvimento de projetos prioritários, com foco na Agenda 2030 e seus ODS, por meio de articulação de parcerias, a Superintendência Geral de Desenvolvimento Econômico e Social (SGDES), tem assumido o protagonismo diante do tema.
Para a Superintendente Geral de Desenvolvimento Econômico e Social, Keli Cristina Guimarães, responsável pela coordenação dos ODS no Paraná, o Mandala é um importante passo para o futuro sustentável do estado. “O alinhamento de ações internas aos ODS da Agenda 2030 nos ajuda a cumprir as metas globais, mas também fortalece o papel do Paraná como protagonista nesse processo”, afirmou.
Maiquel Zimann, diretor-geral da Casa Civil, disse querer projetar a Casa Civil como referência em sustentabilidade tanto no Brasil quanto internacionalmente, consolidando o estado como líder em inovação e práticas sustentáveis. “Com o prazo final para o cumprimento das 169 metas globais da Agenda 2030 se aproximando, o projeto surgiu como uma iniciativa essencial para acelerar o progresso no Paraná”, detalhou.
WUF12
A conferência retorna ao continente africano depois de mais de 20 anos após sua primeira edição em Nairóbi, no Quênia, em 2002. O evento é convocado pelo Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) e coorganizado pelo Governo da República Árabe do Egito, e representa a maior conferência global sobre o futuro das cidades. As sessões serão realizadas no Centro de Conferências Internacional do Egito, e terão transmissão online gratuita.
O Fórum Urbano Mundial vai promover debates sobre a localização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, lançando luz sobre as ações e iniciativas locais necessárias para enfrentar os atuais desafios globais que afetam o dia a dia das pessoas, incluindo questões habitacionais, aumento do custo de vida, mudanças climáticas, oferta de serviços básicos e conflitos.
Paraná Pioneiro
Dentre as ações realizadas pelo Paraná ligadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável está o programa “Paraná de Olho nos ODS”, uma estratégia do Governo do Paraná para implementar a agenda 2030 da ONU. O objetivo é desenvolver capacidades, no setor público paranaense, visando o planejamento, execução e monitoramento de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento sustentável do Estado. Ou seja, alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS, por meio de ferramentas que oportunizam o acompanhamento e a análise dessas políticas, bem como seu planejamento e a sua execução de modo eficiente, aumentando os retornos sociais das ações do Governo.
da AEN