Agentes de viagens e outros trabalhadores do turismo, oriundos de várias partes do Brasil, mostraram entusiasmo pelas belezas e atrativos exclusivos do Paraná. Eles participaram da atividade realizada pelo Viaje Paraná, nesta quarta-feira (27), durante a Convenção da Operadora BeFly, em Curitiba. O encontro reuniu cerca de 900 franqueados, colaboradores e agentes que trabalham no ecossistema da operadora, uma das maiores do País na venda de viagens corporativas e de lazer.
O Viaje Paraná, órgão do Governo do Estado que atua para promover o turismo, apresentou aos participantes o potencial do Estado para receber turistas de todo o Brasil e do Exterior. Foram apresentados atrativos naturais, culturais, para turismo de aventura, gastronomia, roteiros com os mais diversos atrativos.
Com isso, os profissionais ficam capacitados a vender o Paraná aos clientes que buscam um destino para viagens. Surpreendente, encantador, bola da vez do turismo brasileiro foram algumas expressões usadas para definir o que conheceram do Paraná.
O encontro da operadora acontece na Ópera de Arame, um dos principais cartões-postais de Curitiba e a programação segue até esta quinta-feira (28), marcando a história da empresa, que pela primeira vez reuniu todas as suas marcas e representantes em um mesmo encontro.
“As grandes convenções são uma forma de aproximar os agentes, que possuem diversos perfis e públicos-alvo de vendas, dos nossos atrativos, serviços qualificados do turismo e belezas singulares”, explicou Irapuan Cortes, diretor-presidente do Viaje Paraná. “Muitos aqui se surpreenderam com informações sobre o Estado, porque elas são relevantes ao mercado. O agente de viagem, para vender bem, precisa conhecer aquilo que comercializa, e é isso que estamos proporcionando a eles”, disse.
Profissionais aprovam
Uma das propostas da convenção é unir o chamado “ecossistema” da empresa, ou seja, a grande quantidade de marcas que compõem a BeFly. São desde agências, franquias, operadores de inteligência artificial, serviços voltados às consolidadoras e até mesmo desenvolvimento de sites para empresas de viagens.
“Eu já conheço algumas atrações do Paraná, mas fiquei surpreso com a quantidade de coisas lindas, parques bonitos, a Mata Atlântica preservada, uma mescla cultural maravilhosa. Isso me surpreendeu muito, porque as pessoas às vezes vendem aos clientes destinos na Europa, que Curitiba, por exemplo, supre muito bem”, disse Luciano Sallouti, vice-residente de Negócios da operadora.
“Esta é minha terceira vez que venho a Curitiba para trabalhar e é perceptível o crescimento do turismo. Estou impressionada em ver o investimento do Estado em apresentar o turismo local de forma receptiva, muito segura e com qualidade”, contou Manoela Bernardes, de Minas Gerais, que atualmente mora em São Paulo. “Novecentas pessoas de todo o Brasil vieram até aqui, sem nenhum problema logístico nesse transporte, tanto aéreo quanto de carro”, ressaltou.
Aline Guimarães, de Porto Alegre, afirma que consegue, cada vez mais, recomendar destinos e atrativos paranaenses ao seus clientes sem preocupações. “Eu trabalho como franqueada. Na prática lido mais diretamente com os clientes, o que me dá uma responsabilidade maior de recomendar e vender algo com qualidade. Eu conheço muito bem Curitiba e Foz do Iguaçu, mas aqui tem muita opção encantadora, que vale a pena diversificar a oferta aos meus clientes. O Paraná está de parabéns, bem limpo, organizado”.
Serviços de qualidade
Nesta quinta-feira (28) acontecem as últimas atividades da Convenção da BeFly em Curitiba. Está prevista na programação uma visita ao Restaurante Madalosso, localizado no tradicional bairro Santa Felicidade. Serão realizadas palestras e capacitações, distribuídas em três salas, uma forma de os agentes conhecerem pessoalmente um dos maiores restaurantes da América Latina.
Com uma estrutura preparada para receber grandes eventos, grupos, encontros corporativos e celebrações, o espaço é muito procurado por agências de viagens, que costumam levar muitos turistas e excursionistas ao local. Segundo Ana Carolina Gurgel, gerente comercial do Madalosso, é benéfico ao restaurante fazer parte de um evento que movimenta o turismo, conecta profissionais de todo o Brasil e fortalece o setor de viagens.
“Receber agentes de viagens e parceiros estratégicos em nossa casa vai muito além de servir nossa gastronomia: é abrir as portas de um dos principais pontos turísticos de Curitiba e mostrar, na prática, o que fazemos com paixão há gerações. Somos parte da história da cidade e um símbolo da hospitalidade curitibana, por isso esperamos que esta visita seja uma amostra do que a Capital tem de melhor”, enfatizou.
Balanço
Essa é a sétima grande Convenção no Estado neste ano, viabilizada pelo Viaje Paraná. As outras foram da Operadora Schultz e da Escola de Negócios e Turismo Entur (ambas em Curitiba), e das operadoras Cativa, Visual/Rextur, BWT e Abreu (todas em Foz do Iguaçu, no Oeste).
Apenas as programações dessa natureza já realizadas no Estado resultaram em mais de 4,3 mil profissionais do setor impactados pela força do turismo paranaense. Somando as grandes convenções, famtours e ações em outros eventos ao redor do Brasil já realizados, o Estado tem a marca de mais de 18,8 mil agentes, empresários e profissionais do turismo capacitados pelo órgão desde janeiro de 2024.
da AEN