O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Comunicação, promoveu nesta terça-feira (20), no Canal da Música, em Curitiba, o TikTok Day, evento voltado à capacitação de profissionais de comunicação que atuam em órgãos estaduais e municipais do Paraná. O encontro, realizado em parceria com a plataforma, teve como foco o uso estratégico do TikTok para fortalecer a presença institucional no meio digital e melhorar o diálogo com a população paranaense.
Segundo o diretor-geral da Secretaria de Estado da Comunicação, Eduardo Pugnali, o TikTok, assim como outras plataformas digitais, pode ser uma ferramenta poderosa na comunicação pública, desde que seja utilizado de maneira estratégica. “O TikTok é uma rede que vem crescendo muito no Brasil e os comunicadores públicos, sejam de estados, municípios ou de outros órgãos, precisam aprender a lidar melhor com essa plataforma para que a população tenha conhecimento sobre os serviços públicos disponíveis e as ações que são desenvolvidas no dia a dia”, afirmou.
Esta não é a primeira iniciativa desse tipo no Estado. Em parceria com a Escola de Gestão do Paraná (EGP), a Secom tem promovido outros eventos voltados aos comunicadores públicos, com ênfase no uso de plataformas digitais – como as ferramentas ligadas ao Google, por exemplo.
“Nossa ideia é promover capacitações ligadas às redes sociais, design e outras plataformas digitais que possam servir à comunicação pública. O nosso público-alvo são os 12 milhões de habitantes do Paraná, e precisamos ocupar os espaços onde eles estão presentes e consumindo conteúdo”, defendeu Pugnali.
A diretora de Comunicação Digital da Secretaria da Comunicação, Cinthia Genguini, disse que o uso das redes sociais e mecanismos digitais é fundamental para comunicar com precisão. “O uso das redes sociais cresce de maneira exponencial todos os dias e quem trabalha com comunicação tem o desafio de ler o cenário e aproveitar as ferramentas da melhor forma possível”, complementou.
Dinâmica da plataforma
Com cerca de 126 milhões de contas na plataforma, o Brasil possui o terceiro maior volume de usuários ativos no TikTok, atrás apenas dos Estados Unidos e da Indonésia. Deste total, 18 milhões, o equivalente a 14,4% dos usuários brasileiros, estão nos estados do Sul do País, sendo 48,58% de mulheres e 51,42% de homens.
Ao contrário do senso comum de que o TikTok é uma rede voltada exclusivamente para o público jovem, atualmente a plataforma possui uma base de usuários distribuída por todas as faixas etárias. Entre os brasileiros presentes na rede, 64% têm 25 anos ou mais.
Durante a manhã, os comunicadores presentes no evento acompanharam uma apresentação feita por dois especialistas da plataforma, com orientações sobre como alcançar esse público. Eles explicaram os diferentes usos do TikTok na comunicação institucional e a lógica por trás dos algoritmos que ajudam a ampliar o alcance dos conteúdos.
O gerente de Políticas Públicas para a América Latina do TikTok, Woolley Allan, apresentou exemplos de boas práticas, dicas de produção audiovisual, estratégias de engajamento e orientações sobre como adaptar campanhas institucionais ao formato dinâmico da rede. Entre os exemplos citados estão conteúdos ligados a campanhas de vacinação, concursos públicos e orientações sobre o funcionamento de instituições públicas – incluindo seus bastidores e histórias.
“São 66 mil vídeos produzidos por minuto. Há uma série de informações que podem ajudar a melhorar a performance de alguns conteúdos, principalmente de utilidade pública”, disse.
O gerente de Contas Governamentais do TikTok, Leandro Albuquerque Nunes, compartilhou informações sobre as diretrizes da plataforma para o impulsionamento pago de conteúdo. Ele destacou que, para serem aprovadas pela equipe de moderação, as publicações publicitárias devem seguir três pilares: conter informações de utilidade pública, serem neutras e incluírem uma chamada para ação – ou seja, uma orientação clara ao cidadão sobre o que ele deve fazer com aquela informação, como acessar um serviço, realizar um cadastro ou buscar mais detalhes em um canal oficial.
“O TikTok é uma plataforma de entretenimento movida pela comunidade, então os conteúdos precisam ser autênticos e os órgãos governamentais podem se apropriar disso”, pontuou Nunes. “Eles podem, por exemplo, estimular os usuários a procurarem um posto de saúde para se vacinarem, renovarem a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) ou efetuarem a matrícula do filho na escola”, exemplificou o gerente.
da AEN