A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa) é apoiadora central da XVI Jornada Paranaense de Psiquiatria, aberta nesta quinta-feira (28), em Curitiba, e que já se consolidou como o maior encontro científico da especialidade no Estado e um dos principais do Sul do País. O evento, promovido pela Associação Paranaense de Psiquiatria (APPsiq), segue até sábado (30), no Teatro do Canal da Música, reunindo mais de 1.200 inscritos e especialistas renomados de todo o Brasil.
“O Paraná tem investido fortemente em políticas públicas e na estruturação da Linha de Cuidado em Saúde Mental. Promover um evento desse porte reforça nosso compromisso em garantir formação qualificada, atendimento humanizado e ações baseadas em evidências científicas”, afirmou o secretário estadual da Saúde, Beto Preto.
A programação começou com o VII Simpósio de Saúde Mental da Criança e do Educador, que discute temas como Transtorno do Espectro Autista (TEA), TDAH, transtornos de humor, ansiedade, bullying e violência escolar.
“É motivo de orgulho conseguirmos trazer a Curitiba um dos maiores encontros da psiquiatria brasileira, com recorde de público e conteúdo de excelência. É um momento importante de debate em saúde mental e isso somente foi possível graças ao apoio do Estado”, destacou o presidente da APPsiq, Júlio Dutra.
Também nesta quinta, os Cursos Pré-Jornada reúnem professores da USP, Unicamp, UEL e UFPR em áreas como psiquiatria intervencionista, infância e adolescência, TCC, psicogeriatria e psiquiatria forense. Nos dias seguintes, a programação contará com palestras de referência nacional, apresentações de trabalhos científicos, premiações e a participação especial da ex-jogadora de basquete Hortência, que falará sobre saúde mental e superação.
da AEN