Sexta-feira, 19 de Julho de 2024

Paranaenses têm até domingo para sugerir ideias para o Plano Plurianual 2024-2027

2023-04-10 às 11:33

Ainda dá tempo de participar da consulta pública que vai contribuir para a definição de prioridades no planejamento do Paraná para os próximos quatro anos. Está aberto até domingo (16) o espaço para que os paranaenses possam sugerir ideias para o Novo Plano Plurianual 2024-2027 (PPA), o mais importante instrumento de planejamento de médio prazo do Governo do Estado, que deve ficar pronto até 30 de setembro de 2023.

A consulta pode ser acessada AQUI e é muito simples de ser preenchida. O cidadão pode dar quantas sugestões achar necessárias e, após análise do corpo técnico da Secretaria de Planejamento, essas contribuições vão auxiliar o Governo do Estado a definir as prioridades do novo PPA.

A indicação popular de ideias e prioridades faz parte do Pacto pelo Futuro, iniciativa lançada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior e que consiste na participação mais ativa de toda a sociedade na elaboração do novo PPA. O objetivo é promover um diálogo efetivo com os demais poderes e a população, além de dar transparência ao trabalho dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

CIDADES E ÁREAS – Até o momento são mais de 1,2 mil sugestões registradas, nas dezenas de áreas de ação governamental, que vai de assistência social até o turismo. Curitiba lidera o número de indicações de melhorias, seguido de Ponta Grossa, Maringá, Campo Mourão e Apucarana.

Entre as áreas com maior número de contribuições até o momento estão segurança pública, infraestrutura e logística, desenvolvimento rural, educação, ciência, tecnologia e inovação e cidades e mobilidade.

O PPA, que tem duração de quatro anos, inicia no segundo ano do mandato do governador e termina no fim do primeiro ano de seu sucessor, e é destinado a programar políticas públicas do Governo e ações de demais Poderes e órgãos constitucionais autônomos.

da AeN