Sábado, 13 de Julho de 2024

Parlamento Universitário retorna em 2023 com participação de dez instituições de ensino superior

2023-05-18 às 18:31
Foto: Laura Ling/Alep

Prazo para que os estudantes façam a inscrição vai até o dia 07 de julho. A edição deste ano acontece de 17 a 28 de julho

A Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Paraná abriu, nesta quinta-feira (18), o prazo de inscrições para a edição 2023 do Parlamento Universitário. A última edição do programa foi realizada em 2019. A ausência nos anos de 2020, 2021 e 2022 se deu em razão da pandemia da covid-19.

O formulário de inscrição já está disponível no site, onde é possível consultar o regulamento e o calendário de atividades, além de notícias e vídeos das edições anteriores com o depoimento dos participantes sobre a experiência no programa.

Para o diretor da Escola do Legislativo e diretor Legislativo da Casa, Dylliardi Alessi, a retomada do programa era aguardada ansiosamente, não só pela organização, mas também pelos estudantes que, frequentemente, perguntavam quando seria realizado novamente. “O Parlamento Universitário, da Assembleia do Paraná e da Escola do Legislativo, é um programa já reconhecido e premiado, e esperamos um recorde de inscrições. É um dos maiores parlamentos simulados do Brasil e é isso que queremos, que seja mais um sucesso neste ano”, afirma.

Para este ano, dez instituições se cadastraram para participar. O prazo para que elas se habilitassem encerrou no dia 17 de maio. Estão aptos a participar estudantes dos mais variados cursos das seguintes instituições de ensino superior: Unicuritiba; Instituto Ciência, Cidadania e Constituição; Universidade Estadual de Londrina – UEL, Unioeste, Universidade Estadual do Norte do Paraná – UENP, Uninter, Unibrasil, Universidade Estadual de Ponta Grossa, Universidade Federal do Paraná -UFPR, Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUC-PR.

O treinamento para todos os inscritos está previsto para acontecer no dia 15 de junho e entre 19 e 28 de junho ocorrerá, por parte das instituições de ensino, a seleção final dos participantes do Parlamento Universitário. A simulação na Assembleia Legislativa do Paraná será realizada de 17 a 28 de julho.

Participação

Atrair os jovens para dentro do Parlamento é um dos objetivos da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa. Essa 5ª edição do Parlamento Universitário deverá ser sucesso, assim como as anteriores, como destacou o presidente da Casa, deputado Ademar Traiano (PSD). “Para nós é uma imensa alegria receber esses jovens estudantes aqui na Assembleia. O Parlamento Universitário é um projeto excepcional que permite aos jovens realizarem as atividades do dia a dia dos deputados aqui na Assembleia. Eles vivenciam na realidade o que é participar do Parlamento. É um grande mecanismo para que eles conheçam mais sobre a política, sobre o parlamento e a importância do Poder Legislativo para a sociedade. Essa edição está sendo muito aguardada e tenho a convicção de que esta edição será um sucesso”, relatou.

O primeiro secretário da Assembleia, o deputado Alexandre Curi (PSD), lembrou que desde pequeno convivia no meio político e que esse programa é importante para formar melhores cidadãos e novos políticos. “Frequento a Assembleia Legislativa desde a adolescência, quando vinha acompanhar meu avô, e isso despertou em mim o interesse pela vida pública, por atuar para melhorar a vida das pessoas. E é exatamente isso que o Parlamento Universitário proporciona, o contato com o Poder Legislativo, a presença física na Casa, a possibilidade de simular a rotina de um deputado. Quem sabe, desta experiência, não surjam os parlamentares de amanhã”, apontou.

A segunda-secretária, deputada Maria Victoria (PP), reforçou o convite aos estudantes para participar da iniciativa promovida pela Escola do Legislativo. “Ao participar do Parlamenta Universitário os jovens têm a possibilidade de conhecer e de se familiarizar com o ambiente onde são construídas e debatidas as leis que vão impactar em todos os setores da sociedade. O engajamento político das novas gerações é essencial para a construção de um país mais justo”, destacou.

O programa

O Parlamento Universitário é uma iniciativa da Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Paraná que acontece no mês de julho, durante o recesso das sessões plenárias no legislativo paranaense. O Programa congrega as Instituições de Ensino Superior, públicas e privadas, do Paraná, e reúne estudantes universitários, que durante duas semanas simulam as atividades desempenhas pelos deputados estaduais, com a divisão em bancadas partidárias, instalação das comissões temáticas, apresentação de projetos e votação em plenário das propostas apresentadas pelos participantes do programa. O Parlamento Universitário visa oferecer aos cidadãos, em especial aos graduandos, o conhecimento e a vivência das atividades políticas do Parlamento, aprimorar a relação entre Estado e sociedade civil e proporcionar experiências práticas dos processos político e legislativo, permitindo aos jovens uma melhor compreensão do que é o dia a dia do deputado estadual, que vai além do comparecimento às sessões e a votação de projetos de lei, envolvendo muita preparação, conhecimento e trabalho.

Em quatro edições foram 3.500 inscritos e 280 selecionados para participar do programa. O Parlamento Universitário conquistou, em 2017, o III Prêmio Cultural ABEL, na categoria Comunidade, promovido pela Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas, eleito por unanimidade como o melhor projeto educacional desenvolvido por um Legislativo Brasileiro para o público externo.

da Alep