O 29 de Novembro é uma data especial para o Parque Nacional do Iguaçu, escolhido como Dia Nacional da Onça-Pintada e concretizado a partir da Portaria n.º 8 do Ministério do Meio Ambiente, de 16 de outubro de 2018. A onça-pintada é símbolo de preservação da biodiversidade do país e da unidade de conservação.
A data foi instituída para unir esforços em ações de divulgação sobre a importância ecológica, econômica e cultural dessa espécie. O registro do felino mostra a qualidade ambiental e o equilíbrio do ecossistema, como no Parque Nacional do Iguaçu. A onça-pintada é uma espécie-chave para a manutenção da biodiversidade.
O felino é conhecido como espécie guarda-chuva, ou seja, sua presença indica que há equilíbrio para todos os outros animais também serem conservados. Nos últimos dez anos, Brasil e Argentina trabalharam juntos no monitoramento da população de onças-pintadas da região com censos bianuais. Os esforços conjuntos de todos contribuíram para o crescimento do número de indivíduos na região.
Com o último censo realizado, o resultado foi positivo. A pesquisa revelou estabilidade no total de indivíduos no corredor verde, região de monitoramento e presença dos felinos entre Argentina e Brasil. Os pesquisadores mapearam 582.123 hectares de mata, identificando 93 onças que transitam na área, 25 somente no lado brasileiro.
Para a celebração deste ano do Dia Nacional da Onça-Pintada, foi promovido o Festival da Onça-Pintada, realizado no Parque Nacional do Iguaçu, com conversas sobre o tema e a participação de especialistas e da atriz Cristiana Oliveira, embaixadora do projeto. A edição também contou com oficinas temáticas da biodiversidade na unidade de conservação.
A comemoração teve também a iniciativa Onça Grafiteira, promovendo a pintura de painéis dedicados à onça-pintada. Ao todo serão dez locais nas cidades de entorno do Parque Nacional do Iguaçu com grafites inspirados nos felinos. A ação procura agregar cada vez mais a participação da comunidade dentro do causa.
Atuação local
O Onças do Iguaçu, idealizador das iniciativas, é um projeto institucional do ICMBio, desenvolvido em parceria entre o Parque Nacional do Iguaçu, o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros e o Instituto Pró-Carnívoros. Sua missão é promover a conservação da onça-pintada como uma espécie-chave para a manutenção da biodiversidade do Parque Nacional do Iguaçu.
Apoio
A concessionária Urbia Cataratas, responsável pela gestão turística do Parque Nacional do Iguaçu, é apoiadora do projeto de preservação da onça-pintada. A companhia repassa recursos financeiros com a venda exclusiva de camisetas das onças e com a comercialização da cerveja local Jaguaretê, inspirada nos felinos da unidade de conservação.
Serviço
Dia Nacional da Onça-Pintada – 29 de novembro
Parque Nacional do Iguaçu.
Mais informações
Canais nas redes sociais
Telegram: @cataratasdoiguacu;
Facebook: @CataratasDoIguacu;
Instagram: @CataratasdoIguacu;
Twitter: @CataratasBrasil.
da Urbia Cataratas