A Polícia Civil do Paraná (PCPR) divulga as inscrições para o 1º Curso de Operações Policiais com Cães (COPC I), voltado a capacitar agentes das forças de segurança para atuar com cães em operações que envolvam detecção de materiais ilícitos. Os candidatos poderão se inscrever até o dia 4 de maio.
Ao todo, são disponibilizadas 20 vagas, sendo 15 para policiais civis do Paraná e cinco para membros de outras forças de segurança. A inscrição para o processo seletivo acontecerá por meio do envio da ficha de inscrição (Anexo I do edital), com ciência da chefia imediata, ao endereço de e-mail [email protected], até o dia 4 de maio.
Os candidatos deverão entregar exames médicos comprovando a capacidade física para participar do curso e também passarão por testes de aptidão física, de aptidão de tiro e por entrevista. Todas as etapas são de caráter eliminatório e classificatório, com foco no perfil técnico e comportamental exigido para a atividade cinotécnica.
Após aprovação, os alunos participarão do curso entre os dias 2 de junho e 10 de julho de 2025, na sede do Núcleo de Operações com Cães (NOC), em Curitiba. Após o curso, os candidatos poderão ser lotados compulsoriamente uma das bases do NOC localizadas nas cidades de Curitiba, Cascavel, Pato Branco, Maringá, Londrina ou Foz do Iguaçu.
“Com foco em técnicas de cinotecnia policial, o curso capacitará os participantes para atuação com cães em operações que envolvam a detecção de drogas, armas, munições, bem como em buscas por desaparecidos ou foragidos, e intervenções de menor potencial ofensivo”, explica a delegada da PCPR Ana Cristina Ferreira.
O currículo do COPC I está alinhado com a Matriz Curricular Nacional da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), contemplando técnicas operacionais com cães, noções de saúde e bem-estar animal, intervenções policiais com uso controlado da força, doutrina e prática da condução policial cinotécnica.
Clique aqui para acessar o edital.
da PCPR