Embora apenas 14,3% da população afirme conhecer projetos apoiados pela Itaipu em suas regiões, a percepção geral sobre as áreas de atuação da empresa vai muito além da energia elétrica. Temas como educação ambiental, preservação de nascentes, infraestrutura urbana e apoio a esportes e saúde estão entre os mais citados por aqueles que reconhecem a atuação da empresa.
Quando perguntados sobre onde a Itaipu deveria investir mais, os entrevistados destacaram saúde (40,9%), educação (32,6%), geração de emprego e renda (27,0%) e meio ambiente (20,3%) — áreas em que a empresa já possui programas em andamento.
Veja abaixo:
A gestão atual, comandada por Enio Verri, tem demonstrado que está alinhada aos interesses da população – basta ver o projeto Itaipu Mais Que Energia, responsável por prover recursos para setores como saúde, infraestrutura, sustentabilidade, esporte, cultura, entre outros.
A pesquisa, feita pelo IRG Pesquisas a pedido do Grupo D’Ponta Mídias e Consultoria, foi realizada entre os dias 23 e 30 de junho. Foram entrevistadas 1200 pessoas com mais de 16 anos em 180 cidades paranaenses, divididas em 12 regiões. O levantamento tem grau de confiança de 95% e margem de erro de 3,2%.