O diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Enio Verri (PT), figura entre os pré-candidatos ao governo do Paraná para as eleições de 2026, segundo pesquisa divulgada nesta sexta-feira (22) pelo instituto Quaest. O levantamento mostra Verri com 7% das intenções de voto, tecnicamente empatado com Paulo Martins (Novo), que tem 8%, e Guto Silva (PSD), com 6%. A margem de erro é de três pontos percentuais, o que coloca os três no mesmo patamar estatístico.
A pesquisa, encomendada pela Genial Investimentos, foi realizada entre os dias 13 e 17 de agosto e ouviu 1.104 eleitores paranaenses com 16 anos ou mais. O nível de confiança do levantamento é de 95%.
O senador Sergio Moro (União) lidera o cenário com 38% das intenções de voto. Outros 13% dos entrevistados se dizem indecisos, enquanto 28% afirmam que votariam em branco, anulariam ou não pretendem comparecer às urnas.
Com o nome lembrado entre os principais possíveis candidatos, Enio Verri aparece como o representante da esquerda no levantamento, em um cenário ainda indefinido e com alto índice de eleitores que ainda não decidiram ou não pretendem votar.
Vale lembrar que a pré-candidatura de Verri ao governo do Paraná é praticamente certa. Em julho, no Programa Manhã Total, o deputado estadual e presidente do PT-PR, Arilson Chiorato, confirmou o nome como candidato à gestão estadual.