A Operação Overprice foi deflagrada pela Polícia Federal (PF) nesta terça-feira (18), na cidade de Francisco Alves, região noroeste do estado do Paraná. Ao todo, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão com o intuito de reunir novos indícios de prova e também desarticular financeiramente os envolvidos no esquema criminoso. O que motivou a operação foram fraudes praticadas no âmbito do programa ‘Farmácia Popular’.
Conforme exposto no portal Ric, duas farmácias estariam recebendo recursos do programa através de venda simulada de medicamentos. Durante a operação, uma pessoa foi presa e com ela foram encontrados blocos de receituários falsos, além de carimbos médicos dentro de uma das farmácias investigadas.
PREJUÍZO SUPERIOR A R$ 800 MIL
Ainda de acordo com o portal, a fraude envolvendo as farmácias consistia em burlar o sistema do Farmácia Popular através de inserção de dados falsos, ou seja, vendas simuladas. Esse esquema, conforme apresentado no portal, permitiu com que os estabelecimentos investigados recebessem grandes valores financeiros, completamente superior ao porte da cidade e a outros comércios locais. A estimativa é de que as farmácias investigadas tenham causado um rombo financeiro superior a R$ 800 mil aos cofres públicos.
Ainda conforme o portal, os envolvidos na fraude podem ser responsabilizados por pelo menos seis crimes, entre eles o de associação criminosa, estelionato contra a União e falsidade ideológica.
Camila Souza com informações do Portal Ric.