A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira, 19/3, a Operação Venatio I, que tem por objetivo combater o armazenamento e a distribuição de imagens e vídeos contendo exploração sexual envolvendo crianças e adolescentes.
No cumprimento do mandado, os policiais federais identificaram arquivos de imagens contendo abuso sexual infantojuvenil nos telefones celulares e notebook dos suspeitos, os quais foram presos em flagrante pelo armazenamento de conteúdo sexual infantil, com penas que, somadas, podem chegar a 12 anos de reclusão. Um mandado de busca e apreensão foi cumprido no município de Marechal Cândido Rondon.
Com a recente aprovação da Lei nº 14.811, em janeiro de 2024, que instituiu medidas de proteção à criança e ao adolescente contra a violência nos estabelecimentos educacionais, prevenção e combate ao abuso e exploração sexual da criança e do adolescente, o crime de armazenamento de conteúdo de abuso sexual infantojuvenil passou a ser considerado crime hediondo, portanto inafiançável.
Os presos e o material apreendido foram encaminhados à Delegacia de Polícia Federal de Guaíra para os trâmites de praxe e ficarão à disposição da Justiça Federal.
da Polícia Federal