Sexta-feira, 19 de Julho de 2024

Polícia Civil conclui laudo sobre explosão que matou dez trabalhadores em cooperativa de Palotina

2024-03-25 às 16:03
Foto: Reprodução/Redes sociais
O inquérito da Polícia Civil apontou que relatórios alertaram para problemas na cooperativa um ano antes da explosão, que aconteceu em Palotina, no Oeste do Paraná, em julho de 2023. O delegado Rodrigo Baptista apresentou as conclusões sobre o casos nesta segunda-feira (25).

De acordo com o delegado, o setor de medicina e segurança do trabalho da cooperativa C.Vale produziu cinco relatórios, desde o ano de 2022, apontando falhas no sistema de desempoeiramento do túnel onde a explosão aconteceu. Além disso, vistorias encontraram infiltrações no túnel onde a explosão aconteceu.

Segundo Rodrigo, cinco meses antes da explosão um relatório específico sobre o sistema de desempoeiramento apontou que o sistema não operava de forma correta.

O laudo pericial apontou que faíscas, produzidas por uma pá metálica, em contato com a poeira foram as responsáveis pela explosão.

As investigações apontaram que equipamentos que mediam a concentração de gases no túnel não foram utilizados, o que colocou os trabalhadores em risco.

A Polícia Civil indiciou o gerente da unidade, o chefe do departamento de medicina do trabalho e um analista operacional por homicídio culposo e lesão corporal.

leia a matéria completa no RIC Mais