Sexta-feira, 11 de Julho de 2025

Polícia Civil forma sete condutores em curso inédito de operações com cães no Paraná

2025-07-10 às 14:21
Foto: Paulo Vieira/SESP

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) formou sete condutores no Curso de Operações Policiais com Cães, encerrado nesta quinta-feira (10), com a entrega dos brevês aos concluintes. A formação é uma iniciativa inédita na PCPR. Ela capacitou policiais civis e integrantes de outras forças de segurança para o emprego técnico e operacional de cães em ações policiais.

O COPC I teve início em 2 de junho e foi ofertado pelo Núcleo de Operações com Cães (NOC), da Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc). Ao longo de seis semanas, os alunos foram treinados em técnicas de detecção de drogas, armas e munições, localização de pessoas desaparecidas, captura de indivíduos, detecção de restos mortais e intervenções de menor potencial ofensivo com uso de cães em variados cenários operacionais.

No Paraná, os cães têm sido empregados por todas as forças de segurança estaduais. Na PCPR, a atuação do binômio — policial e cão — tem se mostrado uma ferramenta estratégica. “O NOC, além de orgulho, traz à PCPR resultados diários em operações policiais e na localização e apreensão de drogas. Isso é reflexo de uma equipe que atua com técnica, eficiência e comprometimento”, declarou o delegado-geral adjunto da PCPR, Riad Braga Farhat.

Ao todo, 20 alunos iniciaram o COPC, mas apenas sete se formaram, ressaltando o alto nível técnico e de disciplina exigido pelo curso. Dos concluintes, cinco são da PCPR (Fernando Henrique Follmann, Marcos Paulo Pereira, Mauricio Anderson Pinatti, Michael Pablo Batista de Carvalho e Pablo Willian Bosse), um é oriundo da Polícia Militar do Paraná (Karoline Camilla Jensen) e outro da Polícia Penal do Paraná (Wesley de Souza Mattos).

Todos passaram por uma seleção prévia que envolveu a entrega de exames médicos comprovando a capacidade física para participar do curso, testes de aptidão física e de habilidades específicas no manejo dos cães, além de entrevista.

“Este curso foi pensado com o propósito de fortalecer a atividade de cinotecnia em nossa instituição. Tivemos aulas práticas e teóricas, todas de excelência. Foram semanas intensas e de muito treinamento, que prepararam os alunos para atuar com os cães policiais nas mais diversas situações”, destacou a delegada-chefe da Denarc, Ana Cristina Ferreira.

O COPC contou com a participação de instrutores da PCPR e de outras forças de segurança, incluindo as polícias civis de Santa Catarina e do Rio de Janeiro, polícias militares do Paraná e Santa Catarina, Polícia Penal do Paraná e Polícia Penal Federal, além de convidados de outras áreas, como do Instituto Federal Goiano e do Canil HR, que compartilharam seus conhecimentos e experiências.

Além da entrega dos certificados e brevês aos concluintes, a cerimônia contou com a participação dos cães Becky, da PCPR, e Glock, da Polícia Penal, que fizeram apresentações de faro de droga e de obediência canina. Eles foram conduzidos por dois formandos, que demonstraram as habilidades adquiridas ao longo do curso, evidenciando o elevado nível técnico, o controle preciso e a sintonia entre os operadores e seus cães.

da AEN