Terça-feira, 23 de Julho de 2024

Polícia Militar já apreendeu 100 armas de fogo durante Operação Segurança Rural

2023-05-21 às 11:04
Foto: PMPR

A Patrulha Rural Comunitária da Polícia Militar do Paraná já apreendeu 100 armas de fogo em todo o território paranaense nos 10 meses de ‘Operação Segurança Rural’. Além disso, 410 pessoas foram presas e 159 mandados de prisão foram cumpridos neste período.

A ‘Operação Segurança Rural’ tem como missão intensificar o policiamento ostensivo prioritariamente no ambiente rural de todo o Estado do Paraná, realizando ações preventivas e repressivas em pontos e localidades diversas, através de ações específicas, de modo a atingir o maior espaço geográfico possível, em caráter permanente, por meio de patrulhamentos, bloqueios e visitas às propriedades rurais.

Durante o período da operação, os militares estaduais apreenderam aproximadamente 4,5 toneladas de maconha e recuperaram 53 veículos. Também foram apreendidos 203 litros de bebidas alcoólicas, 25 sacos de veneno agrícola e 27,7 mil pacotes de cigarros.

A atuação da Patrulha Rural Comunitária visa ainda a mobilização dos proprietários rurais para atuação em coparticipação e coprodução com a Polícia Militar, com vistas à inovação e maior integração com a sociedade.

O chefe da Coordenadoria de Patrulha Rural Comunitária, subordinada à seção de Operações do Subcomando-Geral da PMPR, capitão Íncare Correa de Jesus, ressalta a importância da operação para promover mais segurança aos proprietários e moradores das regiões rurais do Paraná. “Isso demonstra a presença da Polícia Militar em todo o Estado levando mais segurança para a população rural, inclusive, em parceria com outras forças de segurança. A operação continua e com a certeza de que os resultados serão cada vez mais positivos”, destaca.

No âmbito das ações preventivas previstas no Programa Patrulha Rural Comunitária 4.0, foram cadastradas 8.125 propriedades rurais, 7.718 pessoas foram orientadas e 3.980 placas de identificação foram instaladas.

As equipes da Patrulha Rural Comunitária estão presentes em todos os batalhões e companhias independentes operacionais da PMPR (exceto as OPMs da capital) e desenvolvem ações e operações em todo o território paranaense.

Acesse a Cartilha Rural aqui.

da PMPR