há 2 horas
PCPR

O agente de polícia judiciária (APJ) Paulo Fernando Smak Bastolla, da Polícia Civil do Paraná (PCPR), salvou um bebê, de 2 meses, de um engasgo. A ação aconteceu na sexta-feira (23), em São Miguel do Iguaçu, no Oeste do Estado, logo após a localização de 2,5 toneladas de maconha pela equipe policial.
A situação aconteceu durante o deslocamento de parte da equipe que atuava na ocorrência realizada em área rural do município de Itaipulândia, na mesma região.
No momento em que os policiais se dirigiram para buscar uma carretinha destinada ao transporte do entorpecente apreendido, foram abordados em via pública por um homem que parou seu veículo particular e solicitou auxílio.
A equipe interrompeu o deslocamento e iniciou o atendimento no local. O APJ Bastolla realizou a manobra de desengasgo, obtendo êxito na liberação das vias aéreas da criança.
Segundo o delegado da PCPR Rodrigo Colombelli, a equipe policial havia participado recentemente de treinamento em atendimento pré-hospitalar, capacitação que inclui técnicas de primeiros socorros e procedimentos de emergência, o que contribuiu para a rápida identificação da situação e a correta execução do atendimento.
Após os primeiros socorros, a criança foi encaminhada ao hospital, acompanhada dos pais, e permaneceu em observação médica. Conforme informações repassadas pela unidade de saúde, o bebê recebeu alta por volta das duas horas da manhã e retornou para casa, passando bem. A família reside em um assentamento localizado nas proximidades do pedágio de São Miguel do Iguaçu.
“Na manhã do dia seguinte, os policiais realizaram visita à residência da família, ocasião em que foi verificado que a criança encontra-se em boas condições de saúde, sob os cuidados dos pais”, afirmou.