Sexta-feira, 23 de Maio de 2025

Ponto de Vista: Beto Richa não descarta disputar eleição a prefeito em Curitiba

2023-10-14 às 10:59

O presidente do PSDB no Paraná aponta que o partido possui nomes fortes como Mabel Canto e Jocelito Canto para uma possível candidatura à prefeitura de Ponta Grossa 

Em entrevista exclusiva ao programa Ponto de Vista, apresentado por João Barbiero na Rede T de rádios do Paraná, na manhã deste sábado (14), o deputado federal Beto Richa destacou o trabalho na Câmara dos Deputados.

Nascido em Londrina, Beto Richa é formado em Engenharia Civil pela PUC-PR, foi deputado estadual (1995-2000), vice-prefeito (2001-2004), prefeito de Curitiba por dois mandatos (2005-2010) e governador do Paraná, também por dois mandatos (2011-2018). Foi eleito deputado federal em 2022, com 64.868 votos.

Programa Talento Olímpico do Paraná

Beto continua muito ligado ao mundo do esporte, praticando lutas e o promovendo em suas redes sociais. Ele destaca que quando foi governador do Paraná desenvolveu o Programa Talento Olímpico do Paraná, juntamente com a Secretaria de Estado do Esporte e do Turismo – SEET, em 2011.

“Nós criamos condições melhores para a prática esportiva no Paraná, e esse foi o maior programa de incentivo aos atletas do Brasil. O programa era destinado a jovens carentes, em que existia um conselho que julgava se aquele atleta se enquadrava nele”, ressalta. “Através de recursos da Copel, nós financiávamos esses atletas com investimentos para que eles disputassem as Olimpíadas um dia”, acrescenta.

Futuro do Beto Richa na política

O deputado aponta que no mundo político existe muita especulação quando alguma eleição se aproxima e garante a sua permanência no PSDB, contrariando algumas especulações de que ele poderia mudar de partido. “Eu estou muito bem no partido em que estou, que é o partido que meu pai [José Richa] fundou nacionalmente ao lado do Fernando Henrique Cardoso, Mário Covas, Franco Montoro e outros políticos, que são figuras ilustres da política nacional. Eu estou na presidência do PSDB no Paraná, e sigo com a missão de fortalecimento do partido em todos os municípios do estado”, pontua.

O aumento de lideranças políticas do partido no Paraná é algo que tem motivado Beto nestes últimos anos. “Queremos eleger um grande número de prefeitos no estado e boas chapas de vereadores. Além de presidir o PSDB eu presido a Federação PSDB/Cidadania, juntamente ao deputado Rubens Bueno. Isso é algo que reforça que estou muito satisfeito e feliz no partido ao qual pertenço e não existe a possibilidade de trocá-lo”, pondera.

O deputado também comenta que o cenário político deve ser construído através do diálogo e sem radicalismos. “Eu sou uma pessoa que respeita a opinião contrária e nunca agi com radicalismo nem extremismo, porque isso não nos leva a nada. O radicalismo só nos leva ao prejuízo como sociedade, e nós temos que construir soluções e vencer os nossos adversários políticos através do argumento”, assegura. “Nós temos visto na sociedade agressões físicas e verbais, famílias brigando por causa de política, e isso é um absurdo e algo que nunca houve. Esses fatos acontecem devido a esse radicalismo e polarização muito fortes que encontramos no cenário político atual”, complementa.

Momentos difíceis

Desde 2018, Beto Richa passou por três prisões, e aponta ter sido vítima de ativismo judicial. “Houve uma solidariedade e até mesmo meus adversários se doeram com o que eu e minha família passamos. Nunca se viu nada igual e muitos juristas conceituados me colocaram como símbolo da perseguição política no país. Eu tive a minha casa invadida e fui ‘sequestrado’ com a minha mulher a 20 dias das eleições”, afirma. “Não existia sequer inquérito instaurado contra mim, não fui chamado para depor e nem esclarecer nada, mas fui diretamente detido. Não existe a menor duvida de que o objetivo foi me retirar da vida pública e aniquilar a minha eleição ao Senado Federal, que todas as pesquisas apontavam”, pondera.

O deputado afirma que não lhe traz incômodo falar sobre o tema, porque acredita que os políticos devem satisfação à sociedade. “É a nossa obrigação prestar contas a todo momento e essa é uma conta que eu faço questão de prestar a todos, porque eu não devo nada e os paranaenses sempre confiaram no nosso trabalho. Meu pai foi um grande político nesse estado, reconhecido nacionalmente e mereceu uma larga confiança dos paranaenses”, pontua. “Eu também mereço esse reconhecimento, porque fui prefeito de Curitiba por dois mandatos e quando fui reeleito, em 2008, tive a maior votação da história da cidade. Fui indicado em diversas pesquisas nacionais como o melhor prefeito do Brasil, então eu me dediquei muito para retribuir a confiança dos curitibanos”, ressalta.

Beto também aponta que venceu duas eleições para governador do Paraná em primeiro turno e se orgulha do trabalho realizado nessas oportunidades. “Eu peguei o Paraná com R$ 4,5 bilhões de dívidas e entreguei com R$ 7 bilhões em caixa. Realizamos obras em todo o estado, e um exemplo é Ponta Grossa que levamos diversas obras e indústrias para a cidade”, assegura.

Prefeitura de Curitiba

O deputado ressalta que ainda está avaliando se será candidato na próxima eleição. “Nesses últimos anos, eu não falei sobre o desejo em ser candidato a prefeito de Curitiba, mas as pesquisas me colocam em uma situação muito boa, mesmo eu não fazendo campanha e nem dizendo ser candidato. Essa é uma questão que eu ainda estou avaliando, porque eu faço política com muita tranquilidade e nunca tive obsessão por cargos e poder. Eu estou na política para servir e se for o caso de ajudar Curitiba a retomar os programas que eu tinha antes, [eu posso avaliar essa possível candidatura]”, destaca.

O presidente estadual do PSDB também comenta que o partido pretende disputar as eleições municipais em todas as cidades que existir candidato à altura. Ponta Grossa é uma das cidades que ele aponta que o partido possui dois possíveis candidatos. “Em Ponta Grossa estão despontando a Mabel [Canto] e o Jocelito [Canto], ambos muito bem cotados na cidade. A Mabel realiza um grande trabalho na Assembleia Legislativa e o Jocelito é um político popular de muito respeito pelas pessoas, e eu fico feliz com a presença de ambos em nosso partido”, finaliza.

Confira abaixo a entrevista na íntegra: