Segunda-feira, 25 de Novembro de 2024

Ponto de Vista: “Durante muito tempo, a política da mulher foi invisibilizada no país”, dispara Leandre

2024-10-26 às 17:51
Foto: Assessoria

“Durante muito tempo, a política da mulher foi invisibilizada no país, não só aqui no Paraná”, disse a secretária de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, em bate-papo exclusivo ao Ponto de Vista, programa apresentado por João Barbiero na Rede T de rádios do Paraná, na manhã deste sábado (26). “Com a criação da Secretaria da Mulher, pelo governador Ratinho Junior, em 2023, tivemos a oportunidade de fazer, já no início, uma das maiores mobilizações do nosso Estado, que foi a Caravana Paraná Unido pela Mulher”, complementa.

O objetivo da Caravana era de que as políticas do Estado cheguem aos municípios, porque é nas cidades que as mulheres vivem. Foram estabelecidos e disponibilizados muitos programas que existiam no Governo do Estado, mas que não eram de conhecimento dos municípios que, por isso, muitas vezes não tinham acesso a eles. Outro objetivo era incentivar os municípios a criarem suas próprias políticas públicas municipais, com a criação do Fundo Municipal dos Direitos da Mulher, porque ao criar a Secretaria, o Governo do Estado também lançou o Fundo Estadual.

“No Estado, tínhamos programas voltados à mulher na Saúde, na Assistência Social, na Fomento Paraná, mas não tínhamos um orçamento específico para as mulheres. Não adianta só ter um orçamento dentro da Secretaria de Estado, é preciso criar um instrumento para poder mandar esse dinheiro aos municípios. Com a criação dos fundos municipais, fomos também o primeiro estado brasileiro a formalizar um financiamento, fundo a fundo, o que era inédito”, diz.

Segundo Leandre, antes do período eleitoral, 153 municípios que se inscreveram no Fundo, e estavam aptos, receberam mais de R$ 11 milhões em repasses para fazer formação, capacitação, programas de crédito e programas de combate à violência contra a mulher, a fim de permitir esse distanciamento da mulher que se vê obrigada a viver sob a tutela de seu agressor, por vulnerabilidade econômica. “É uma política nova, mas que já tem prosperado bastante. Conseguimos levar isso para vários municípios”, diz.

Em conjunto com a Secretaria de Estado de Segurança Pública, a Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa promoveu uma grande força-tarefa no combate à violência, através do Programa Mulher Segura. Trinta e duas cidades, com os maiores índices de violência contra a mulher, foram selecionadas e, de acordo com a secretária, esses índices reduziram drasticamente nesses municípios, porque o programa proporcionou capacitação aos agentes públicos de segurança e conscientização à sociedade. “Fizemos uma operação que prendeu mais de 2 mil homens agressores de mulheres e, agora, estamos fazendo um trabalho com os homens, porque a violência parte do homem, então, a Secretaria de Segurança Pública do Estado tem trabalhado nos seus Comandos Regionais (CRPM) e nos seus órgãos, seja a Polícia Civil, seja a Militar, fazendo um programa chamado ‘De homem para homem’, que é um papo entre os homens. Notamos que aquilo que, muitas vezes, você acha normal é algo que é crime e que a pessoa vai ser punida por isso e que, se chegar ao conhecimento das autoridades policiais, vai, inclusive, para a cadeia”, enfatiza.

Confira a entrevista na íntegra

Ponto de Vista 

Apresentado por João Barbiero, o programa Ponto de Vista vai ao ar semanalmente, aos sábados, das 7h às 8h, pela Rede T de Rádios do Paraná.

A Rádio T pode ser ouvida em todo o território nacional através do site ou nas regiões abaixo através das respectivas frequências FM: T Curitiba 104,9MHz;  T Maringá 93,9MHz; T Ponta Grossa  99,9MHz; T Cascavel 93,1MHz; T Foz do Iguaçu 88,1MHz; T Guarapuava 100,9MHz; T Campo Mourão 98,5MHz; T Paranavaí 99,1MHz; T Telêmaco Borba 104,7MHz; T Irati 107,9MHz; T Jacarezinho 96,5MHz; T Imbituva 95,3MHz; T Ubiratã 88,9MHz; T Andirá 97,5MHz; T Santo Antônio do Sudoeste 91.5MHz; T Wenceslau Braz 95,7MHz; T Capanema 90,1MHz; T Faxinal 107,7MHz; T Cantagalo 88,9MHz; T Mamborê 107,5MHz; T Paranacity 88,3MHz; T Brasilândia do Sul 105,3MHz; T Ibaiti 91,1MHz; T Palotina 97,7MHz; T Dois Vizinhos 89,3MHz e também na T Londrina 97,7MHz.