Em entrevista ao programa Ponto de Vista, apresentado por João Barbiero, na Rede T de rádios do Paraná, neste sábado (28), o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, falou sobre os detalhes da sua vida política.
Alckmin conta que nunca pensou em ser candidato e concorrer a um cargo político. Estudante de Medicina e líder estudantil, acabou sendo candidato a vereador pelo MDB, que lutava pela redemocratização do Brasil, e foi eleito o mais votado da cidade. Foi presidente da Câmara e candidatou-se a prefeito na sequência. “Tive uma boa gestão porque peguei a década de 70, o Brasil crescia 12% ao ano, fiz uma gestão muito feliz e pretendia encerrar. Eu já era anestesista e chefe do serviço de anestesiologia da Santa Casa e do Hospital da Unimed, só que prorrogou o mandato. Teve um mandato de quatro anos que virou seis”, conta.
“Eu estava preparado para ficar só na Medicina. O Franco Montoro se elegeu governador, insistiu para eu ser candidato a deputado estadual e eu acabei indo. Depois fui constituinte, fiquei muito amigo do senador José Richa por causa do Mário Covas, líder do MDB, e acabei continuando”, relembra.
Alckmin chama atenção nas redes sociais
Em um evento com políticos e aliados em novembro de 2022, Geraldo Alckmin chamou a atenção por um detalhe: estava usando meias pretas com bolinhas brancas. Na época, ele era o coordenador da equipe de transição do governo Lula e viralizou nas redes sociais. Ao comentar sobre este fato durante a entrevista, Alckmin explica que faria um ‘bate e volta’ em Brasília, mas acabou ficando mais tempo na capital do Brasil. “A Lu colocou [na mala de viagem], além da meia lisa, algumas coloridas. Eu tinha que ficar mais de um dia e tiver que colocar a colorida. Era um tablado, eu sentado e os fotógrafos estavam na primeira fileira e fotografaram a meia. Era meio exagerada, mas não tinha outra”, brinca.
Ele ainda finaliza o bate-papo destacando a importância de valorizar a identidade do povo paranaense e paulistano. “Nós fomos da mesma província. Temos essa identidade de um povo desbravador, empreendedor, arrojado. É uma alegria conseguir trazer uma palavra ao querido estado do Paraná”, conclui.
Ponto de Vista
Apresentado por João Barbiero, o programa Ponto de Vista vai ao ar semanalmente, aos sábados, das 7h às 8h, pela Rede T de Rádios do Paraná.
A Rádio T pode ser ouvida em todo o território nacional através do site ou nas regiões abaixo através das respectivas frequências FM: T Curitiba 104,9MHz; T Maringá 93,9MHz; T Ponta Grossa 99,9MHz; T Cascavel 93,1MHz; T Foz do Iguaçu 88,1MHz; T Guarapuava 100,9MHz; T Campo Mourão 98,5MHz; T Paranavaí 99,1MHz; T Telêmaco Borba 104,7MHz; T Irati 107,9MHz; T Jacarezinho 96,5MHz; T Imbituva 95,3MHz; T Ubiratã 88,9MHz; T Andirá 97,5MHz; T Santo Antônio do Sudoeste 91.5MHz; T Wenceslau Braz 95,7MHz; T Capanema 90,1MHz; T Faxinal 107,7MHz; T Cantagalo 88,9MHz; T Mamborê 107,5MHz; T Paranacity 88,3MHz; T Brasilândia do Sul 105,3MHz; T Ibaiti 91,1MHz; T Palotina 97,7MHz; T Dois Vizinhos 89,3MHz e também na T Londrina 97,7MHz.
Confira a entrevista na íntegra: