Quinta-feira, 09 de Maio de 2024

Ponto de Vista: Nísia Trindade responde por que chorou em reunião ministerial

2024-04-27 às 09:34
Direto do gabinete da ministra, em Brasília, João Barbiero entrevistou Nísia Trindade nesta semana

Direto de Brasília, em entrevista exclusiva ao Ponto de Vista, programa apresentado por João Barbiero na Rede T de rádios do Paraná, na manhã deste sábado (27), a ministra da Saúde, Nísia Trindade desmentiu que tenha “levado uma bronca” do presidente Luís Inácio Lula da Silva em reunião ministerial ocorrida no dia 18 de março.

Vários portais de notícia divulgaram que Nísia teria chorado após “ser cobrada em reunião com Lula”. A colunista Raquel Landim, da CNN, atribuiu a “fontes” que a primeira-dama Janja teria “acolhido o choro de Nísia” depois de suposta cobrança de Lula em reunião ministerial por ação contra a dengue; pela morte de Yanomamis; pela resolução que derruba prazo estabelecido pelo governo anterior para aborto legal; pela crise nos hospitais federais no Rio de Janeiro e pelo relacionamento com o Congresso. Lula teria cobrado enfaticamente que ela melhorasse sua relação com o Congresso e seria esse o motivo do choro.

À época, o noticiário divulgou que Nísia, como mulher, não estaria disposta a “falar grosso” para melhorar essa relação com o Congresso e que teria sido esse o momento em que foi “acolhida por Janja”, com quem teria uma “relação de comadres”. Além disso, se afirmava que a primeira-dama teria muita preocupação com a representatividade de mulheres no Ministério.

“Primeiro, foi divulgado que eu teria levado uma bronca do presidente Lula, que disse que eu devia falar grosso. Isso não é verdade. Na verdade, quem usou essa frase fui eu, na reunião. Ele até comentou isso na audiência que fizemos. Eu estava tratando de temas muito difíceis, que era a dengue; as mortes que infelizmente ocorreram em território Yanomami, que não são, de modo algum, comparáveis ao que aconteceu no governo anterior; a situação crítica dos hospitais do Rio de Janeiro, enfim, desafios muito grandes. Fiquei muito emocionada em função dos temas que estava tratando. Foi isso o que aconteceu”, justifica.

Na sexta (26), o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF) derrubou a liminar que suspendia a resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM), que proíbe a prática de assistolia fetal para a realização do aborto após 22 semanas de gestação em caso de estupro. A liminar tinha sido concedida uma semana antes.

Confira a entrevista na íntegra

Ponto de Vista 

Apresentado por João Barbiero, o programa Ponto de Vista vai ao ar semanalmente, aos sábados, das 7h às 8h, pela Rede T de Rádios do Paraná.

A Rádio T pode ser ouvida em todo o território nacional através do site ou nas regiões abaixo através das respectivas frequências FM: T Curitiba 104,9MHz;  T Maringá 93,9MHz; T Ponta Grossa  99,9MHz; T Cascavel 93,1MHz; T Foz do Iguaçu 88,1MHz; T Guarapuava 100,9MHz; T Campo Mourão 98,5MHz; T Paranavaí 99,1MHz; T Telêmaco Borba 104,7MHz; T Irati 107,9MHz; T Jacarezinho 96,5MHz; T Imbituva 95,3MHz; T Ubiratã 88,9MHz; T Andirá 97,5MHz; T Santo Antônio do Sudoeste 91.5MHz; T Wenceslau Braz 95,7MHz; T Capanema 90,1MHz; T Faxinal 107,7MHz; T Cantagalo 88,9MHz; T Mamborê 107,5MHz; T Paranacity 88,3MHz; T Brasilândia do Sul 105,3MHz; T Ibaiti 91,1MHz; T Palotina 97,7MHz; T Dois Vizinhos 89,3MHz e também na T Londrina 97,7MHz.