Terça-feira, 23 de Julho de 2024

Ponto de Vista: Pimentel acredita estar preparado, mas que é cedo para definir sucessão à Prefeitura de Curitiba

2023-04-08 às 16:21
Foto: Reprodução

Com exclusividade ao programa Ponto de Vista, apresentado por João Barbiero na Rede T de rádios do Paraná, na manhã deste sábado (8), o secretário de Estado das Cidades, Eduardo Pimentel, afirmou que se sente preparado para disputar, brevemente, a Prefeitura de Curitiba. Pimentel é vice-prefeito da capital paranaense pelo segundo mandato consecutivo, tendo Rafael Greca como prefeito.

Pelo fato de que Greca não pode concorrer em 2024, por já ser reeleito, Eduardo Pimentel (PSD), que completa 39 anos em 2023, é visto como candidato natural da situação para suceder o atual prefeito. Eduardo tem o arquiteto e urbanista, que é prefeito da capital paranaense pela terceira vez, como inspiração política.

“O prefeito Greca é um dos melhores prefeitos do Brasil. Uma referência muito grande. Brinco que fiz faculdade e pós-graduação com ele, todo dia, aqui no IPPUC (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba). Aprendi muito sobre a cidade, venho me preparando muito. Me sinto preparado para ocupar os cargos que estou ocupando”, enfatiza.

Mesmo assim, ele prefere não “colocar a carroça na frente dos bois”, como diz a expressão coloquial, e ressalta que sua missão atual é continuar como vice-prefeito, cargo para o qual foi eleito em 2020, pela segunda vez e buscar resultados como secretário de Estado das Cidades, a fim de auxiliar os municípios paranaenses. Ele salienta que ainda tem praticamente um ano e nove meses de governo na atual gestão.

“Conheço os desafios, atendo muitos prefeitos, conversamos com a mesma linguagem. Ainda é cedo para pensar em eleições, mas eu amo minha cidade, amo a capital e meu Estado. Defendo que o que é bom precisa continuar, os bons projetos têm que ser transformados em legado”, diz.

Outro modelo para Pimentel é o governador Ratinho Júnior, que já manifestou apoio a uma eventual candidatura de Pimentel à Prefeitura de Curitiba. “O governador Ratinho tem me dado muito apoio, muita oportunidade”, diz.

Entretanto, a principal referência política é o próprio avô, Paulo Pimentel, que governou o Paraná entre 1966 e 1971, além de ter sido deputado federal por dois mandatos (1979-1983 e 1987-1991). Paulo Pimentel, hoje com 94 anos de idade, também foi secretário de Agricultura do Paraná, na gestão de Ney Braga (1961-1965) e diretor da Copel na segunda gestão de Roberto Requião (2003-2005). Ele chegou a concorrer a prefeito de Curitiba em 1985, quando foi o terceiro mais votado, tendo sido Requião o eleito naquela ocasião.

Fora do âmbito político, o avô de Pimentel é conhecido como fundador e presidente do antigo Grupo Paulo Pimentel (GPP). Em 2007, Paulo Pimentel vendeu as emissoras TV Iguaçu, TV Tibagi, TV Naipi e TV Cidade para a Rede Massa, do Grupo Massa, que pertence ao apresentador Carlos Roberto Massa, o Ratinho, pai do governador. Quatro anos mais tarde, o GPP venderia os jornais Tribuna do Paraná e O Estado do Paraná para o Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCom).

“Ter Paulo Pimentel como avô é uma alegria muito grande. É uma honra, para mim, ser neto dele. Ele está com 94 anos, firme, cabeça boa. Vou passar o feriado de Páscoa com ele e aprendo muito com ele, a vida inteira”, afirma.

Eduardo se diz orgulhoso das realizações do avô enquanto governador paranaense, a exemplo das fundações da UEPG, da UEL e da UEM; as estradas Maringá – Paranavaí, Maringá – Umuarama e Maringá – Campo Mourão, Três Pinheiros – Pato Branco.

Bagagem

Formado em Administração, Eduardo Pimentel possui pós-graduação em Agronegócios, pela Universidade Positivo. Em 2019, concluiu especialização em Cidades Inteligentes pela Fundação Getúlio Vargas, em Brasília, com módulo em Nantes na França. É vice-prefeito de Curitiba desde 2017. Ocupou também o cargo de secretário municipal de Obras. Durante a gestão à frente da pasta, retomou importantes obras que estavam paradas, como o Viaduto da Pompéia, a Trincheira da Ceasa, no Tatuquara. Comandou ainda um grande programa de pavimentação com a recuperação de 537 quilômetros de ruas da capital.

Nascido em Curitiba em 1984, é casado e tem três filhos. Começou a trabalhar aos 16 anos na área de serviços gerais do jornal O Estado do Paraná. Trabalhou ainda nos setores administrativo e comercial da TV Iguaçu, atual Rede Massa SBT. Foi diretor de marketing da Fundação Cultural de Curitiba, diretor geral da Ceasa – Centrais de Abastecimento do Paraná S/A -, e subchefe da Casa Civil do Governo do Paraná. Em novembro de 2020 foi reeleito vice-prefeito de Curitiba para o mandato de 2021 a 2024.

Ponto de Vista

Apresentado por João Barbiero, o programa Ponto de Vista vai ao ar semanalmente, aos sábados, das 7h às 8h, pela Rede T de Rádios do Paraná.

A Rádio T pode ser ouvida em todo o território nacional através do site ou nas regiões abaixo através das respectivas frequências FM: T Curitiba 104,9MHz;  T Maringá 93,9MHz; T Ponta Grossa  99,9MHz; T Cascavel 93,1MHz; T Foz do Iguaçu 88,1MHz; T Guarapuava 100,9MHz; T Campo Mourão 98,5MHz; T Paranavaí 99,1MHz; T Telêmaco Borba 104,7MHz; T Irati 107,9MHz; T Jacarezinho 96,5MHz; T Imbituva 95,3MHz; T Ubiratã 88,9MHz; T Andirá 97,5MHz; T Santo Antônio do Sudoeste 91.5MHz; T Wenceslau Braz 95,7MHz; T Capanema 90,1MHz; T Faxinal 107,7MHz; T Cantagalo 88,9MHz; T Mamborê 107,5MHz; T Paranacity 88,3MHz; T Brasilândia do Sul 105,3MHz; T Ibaiti 91,1MHz; T Palotina 97,7MHz; T Dois Vizinhos 89,3MHz e, desde o dia 1º de abril, também na T Londrina 97,7MHz.

Confira a entrevista na íntegra: