A deputada federal Gleisi Hoffmann destacou a importância e amplitude do Plano Safra 2023-2024, anunciado pelo presidente Lula na terça-feira (27). “Está aí mais uma prova que o presidente Lula governa para todos. Cabe todo mundo, o agro voltado pra exportação e a agricultura familiar e camponesa para abastecer a mesa do povo brasileiro”, afirmou a parlamentar. Com valor recorde, o projeto terá financiamentos de R$ 364,22 bilhões. O montante reflete um aumento de cerca de 27% em comparação com a gestão anterior.
Gleisi, no entanto, ressalta que é necessário pensar no equilíbrio ambiental, uma das bandeiras de sua carreira política. “O desafio é produzir sem agredir o meio ambiente e por isso as medidas pra recuperação de áreas degradadas e de estímulo à produção de baixo carbono”, pontua.
Plano Safra
Os recursos da ordem de R$ 364,22 bilhões vão apoiar a produção agropecuária nacional de médios e grandes produtores rurais até junho de 2024. Eles serão destinados para o crédito rural para produtores enquadrados no Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural (Pronamp) e demais. Além disso, a edição 2023-2024 incentiva o fortalecimento dos sistemas de produção ambientalmente sustentáveis. Serão premiados os produtores rurais que já estão com o Cadastro Ambiental Rural (CAR) analisado e também aqueles produtores rurais que adotam práticas agropecuárias consideradas mais sustentáveis