Quinta-feira, 13 de Junho de 2024

PRF propõe convênio para a utilização de câmeras de segurança em Carambeí

2023-06-01 às 19:04
Foto: Divulgação

O projeto piloto das câmeras de segurança de Carambeí é referência no Estado do Paraná. Após a visita do secretário estadual Segurança Pública (SESP), coronel Hudson, que propôs ao Município convênio através da Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (CELEPAR), agora, a Polícia Rodoviária Federa (PRF) esteve essa semana no Município para conhecer o projeto piloto do ‘Cordão Digital’. Na oportunidade, propôs convênio para utilização das imagens pela corporação.

Em contrapartida, a PRF disponibilizará à Prefeitura um software de inteligência artificial, capaz de identificar, por exemplo, características pessoais e pequenos detalhes em veículos, além da placa. “Estamos em um primeiro contato com a prefeita Elisangela [Pedroso] para realizarmos o convênio com o Município. Estamos admirados com o sistema que está funcionando bem”, explica o policial Berteli.

A prefeita de Carambeí, Elisangela Pedroso, comemora os resultados obtidos com ‘Cordão Digital’ da segurança pública municipal. “O Município está buscando parcerias com forças de segurança para ampliação do sistema de monitoramento. O convênio com a Celepar permitirá que o estado seja mais um agente de monitoramento por meio das policias Civil e Militar. Com a PRF, as imagens servirão para o monitoramento da rodovia que corta a cidade”, destaca.

Elisangela ressalta que o cordão digital e uma contribuição para a Segurança Pública que, apesar de dever do Estado, é responsabilidade de todos. “Estamos felizes com a precisão dos atendimentos a população por meio das câmeras, principalmente na resolução de crimes e identificação de criminosos”, apontou.
A prefeita contou que o Município fez solicitação de aumento de efetivo policial junto ao secretário de Segurança Pública, coronel Hudson, na ocasião em que esteve na cidade. “O coronel sinalizou, com amparo do governador Ratinho Jr., positivamente para essa questão. Vamos aguardar as boas notícias”, revelou.

Câmeras

Ao todo 36 modernas câmeras de segurança, com tecnologia de reconhecimento facial e speed dome, para grandes distâncias, foram instaladas em pontos estratégicos da cidade, cobrindo todas as entradas e saídas.

Os monitores de imagens estão no Departamento Municipal de Trânsito e Segurança Institucional (Detransede), na Delegacia de Polícia Civil e no Destacamento Militar, além do gabinete da prefeita.

da assessoria